Internet Society se recusa a participar da NetMundial Initiative

A Internet Society (ISOC) se recusou a participar da NetMundial Initiative, alegando estar contra seus princípios básicos e da própria iniciativa original do NetMundial no Brasil, evento realizado no começo deste ano. Em comunicado divulgado no domingo, 16, a entidade, parte do I* (IStars), que tem direito a uma cadeira permanente na plataforma, afirmou que o anúncio da formação da Iniciativa "resultou em discussão considerável e preocupação entre vários setores em relação ao propósito, escopo e natureza da atividade ou organização propostas". Assim, diz: "não podemos concordar em participar ou em endossar o Conselho de Coordenação da NetMundial Initiative".

Notícias relacionadas
A entidade reitera que sua posição histórica é de que "não há uma única plataforma global que possa servir para coordenar, organizar e governar todos os tocantes à Internet que possam ser levantados". A ISOC ressalta ainda que a Internet é descentralizada e que, por isso, suas políticas podem ser definidas por aqueles que requerem e que garantam que os problemas sejam resolvidos "a um nível o mais perto de sua origem".

O entendimento é de que a iniciativa não teria apresentado esses princípios ao se propor como plataforma mundial de agregação de propostas. Declarando-se preocupada com "o jeito que a NetMundial Initiative está sendo formada" por não ser consistente com os princípios da ISOC, que são a orientação de baixo para cima (bottom-up), descentralização, abertura, transparência, responsabilidade e abordagem multissetorial.

Além de não concordar com o projeto capitaneado pelo Comitê Gestor de Internet (CGI.br), a Internet Coorporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e Fórum Econômico Mundial (WEF), a ISOC diz ainda que o momento agora não é de criar mais uma plataforma, mas de priorizar a transição da tutela das funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA), cujo prazo é setembro de 2015, quando se encerra o contrato com o governo norte-americano por meio da National Tellecomunications & Information Administration (NTIA). A entidade recomenda que todas as organizações da comunidade de Internet deveriam estar focadas e efetuar essa transição. "A Internet Society se mantém completamente comprometida com a data limite de setembro de 2015 para completar o plano que vai atender aos critérios definidos pela NTIA", afirma em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!