TIM aposta na flexibilidade para atrair assinantes

A TIM Brasil divulgou nesta quinta, 17, os planos para as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde começa a operar nesta sexta, 18, em 238 municípios. São, ao todo, nove planos – sete pré-pagos e dois pós-pagos. A operadora não vai iniciar uma guerra de preços por meio de subsídio de handsets e tampouco de tarifas. Em alguns casos, as tarifas são até superiores às suas respectivas concorrentes. Ao contrário, a política é diferenciar-se pela flexibilidade dos planos, dando ao assinante a possibilidade de migrar do pré para o pós e vice-versa, sem restrições.
Ainda assim, a operadora oferecerá 19 aparelhos com faixas de preço que vão de R$ 289 a R$ 3.489 (incluído o SIM card de R$ 45). Segundo Bertrand Douet, diretor da TIM São Paulo, em pesquisa feita pela operadora, foram constatados 'buracos' no atendimento ao assinante das operadoras concorrentes e é nessa direção que a TIM pretende seguir. Douet diz que até no segmento pré-pago dá para trabalhar com clientes potenciais de pós-pago, ou seja, dentro do pré-pago há diversas categorias de assinantes que podem ser contemplados com diferentes tratamentos.
Na mesma linha, o diretor geral da TIM Centro-Oeste, Marco Heidempergher, afirma que a operadora ajudará o consumidor a definir seu perfil. Ainda em relação à pesquisa, a TIM constatou que 85% dos usuários de celulares usam planos inadequados ao seu perfil.

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Planos

Os planos têm pequenas variações de tarifas de acordo com a região por conta dos impostos de cada estado. A tarifa única por minuto, por exemplo, vai de R$ 0,75 (Brasília) a R$ 1,15 (São Paulo). Variam também os preços de franquia e a quantidade de minutos por região. Mas a configuração dos planos é a mesma para as três regiões, com o mesmo apelo de atender perfis específicos. O SIM card tem o mesmo preço para todas as regiões: R$ 35 para o pós-pago e R$ 45 para o pré-pago.
A operação começa com roaming automático para o pós-pago em dez estados mais o Distrito Federal e roaming internacional fechado com 33 países, os quais cobrem 90% das regiões com o maior tráfego sainte do Brasil, segundo o diretor Douet, da TIM São Paulo. Para o pré-pago, o roaming nacional e internacional estará disponível apenas em 2003. Até o final deste ano, a TIM Brasil oferecerá o GPRS e o serviço de mensagem multimídia (MMS) gratuitamente como artifício para conquistar assinantes.
Com a oferta inicial do serviço a partir do dia 23 de setembro em apenas três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), a TIM Brasil já contabiliza aproximadamente 4 mil assinantes, afirma Douet. Embora não revele o market share desejado, o diretor da operadora espera conquistar pelo menos 200 mil assinantes até o final do ano em todo o País, número inferior a 1% da base total de usuários de celular do Brasil. Em novembro, a operadora lança seus planos para o mercado corporativo.

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