ABR escolhe Sixbell para interligar plataformas

A Associação Brasileira de Roaming (ABR), antigo Comitê Gestor de Roaming, escolheu a empresa chilena Sixbell para construir um centro de controle com a função de dialogar com as diversas plataformas de serviços pré-pagos das operadoras das bandas A e B, nos padrões TDMA e CDMA, e permitir que os usuários desses planos façam roaming automático. Hoje, não existe roaming automático para clientes pré-pagos das bandas A e B no Brasil porque as operadoras não têm como verificar o crédito dos usuários visitantes em tempo real.
"A solução técnica, portanto, já foi encontrada. Agora só faltam acertar alguns detalhes finais sobre o modelo de negócios", afirmou o vice-presidente do conselho deliberativo da ABR e diretor de assuntos regulatórios da ATL, Paulo Roberto Lima, durante o Seminário Internacional de Roaming, nesta quinta-feira, 17, no Rio de Janeiro.
A previsão da ABR é de que o modelo de negócios seja definido dentro de algumas semanas. A Sixbell, por sua vez, precisará de um período entre 16 e 20 semanas para instalar o centro de controle. Assim, é esperado que o roaming automático para usuários de planos pré-pagos das bandas A e B seja iniciado no primeiro semestre de 2003. "O roaming automático pré-pago será uma ferramenta a mais para reduzir o churn, ou seja a transferência de usuários, das operadoras CDMA e TDMA para operadoras GSM, disse Lima.

Notícias relacionadas
Estudos da ABR apontam que entre 3% e 5% dos clientes de planos pré-pagos demandam roaming automático. Até o momento, a única operadora que anunciou a capacidade de oferecer roaming automático para serviço pré-pago foi a recém-inaugurada TIM Brasil, que opera em GSM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!