Eleição e balanços afetam bolsas em sentidos opostos

A maior parte dos estrategistas de investimentos ouvidos por TELETIME News nesta terça, 17, ainda acredita que vai haver segundo turno entre Lula e Serra e que o candidato governista teria mais chances de vitória na final. Mesmo assim, o crescimento do candidato oposicionista nas pesquisas, nesta semana, deve mudar os preços das ações, revertendo a ligeira tendência de alta que havia sido detectada na semana passada.
Nesse sentido, o setor de telecomunicações volta a ser atingido, em parte devido à sua maior liquidez, em parte devido à troca por ações de empresas exportadoras, com receitas em moeda estrangeira. O grande problema, de acordo com os analistas consultados, é a provável saída de recursos de investidores externos.
Porém, advertem, há um limite para essa queda. Trabalha-se, em geral, com um piso do Ibovespa equivalente a algo em torno de 8 mil pontos. Pela cotação desta terça, essa marca corresponderia a US$ 2.451, que foi o piso registrado na crise do impeachment de Fernando Collor. Se o dólar chegar a R$ 3,50, por exemplo, o Ibovespa cairia para o patamar de 8.600 pontos. Nesse caso, o tombo da bolsa seria restrito a 10%.

Notícias relacionadas
A ironia da reversão negativa da bolsa agora é que as expectativas em relação ao setor brasileiro de telecomunicações melhoraram. Mesmo que sem serem brilhantes, os próximos resultados vêm mais favoráveis.
Primeiro porque o peso da variação cambial no terceiro trimestre é menor. A alta da taxa de câmbio deve ficar em torno de 13% contra 22,41% no trimestre anterior. Fora isso, tem aumentado significativamente a proteção das dívidas das empresas com hedge cambial. Por fim, as taxas de inadimplência ou estabilizaram, ou caíram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!