Anatel libera freqüências para TIM Brasil

O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, informou nesta terça-feira, 17, que as superintendências de serviço públicos e privados da agência já liberaram as radiofreqüências para a TIM Brasil iniciar suas operações de SMP. Com isso, a operadora só tem agora de apresentar à Anatel e publicar em jornais de grande circulação um plano de serviço para finalmente poder dar a partida comercialmente em sua nova operação, o que pode ocorrer nos próximos dias. Schymura participou da abertura da Telexpo Wireless 2002, evento que acontece de hoje até quinta, 19.
A liberação da TIM ocorreu após a aprovação da Anatel do acordo entre os sócios da Brasil Telecom (BrT), na semana passada, que resultou na diminuição da participação da Telecom Italia para 19% das ações da empresa. Segundo Schymura, a Anatel entendeu que o grupo italiano saiu do controle da operadora fixa, independentemente do fato de que o entendimento preveja sua volta ao bloco após 2003. O retorno, diz ele, também deverá sofrer nova avaliação da Anatel. Mas não há a expectativa de veto.
Espera-se que a cláusula de reversibilidade no controle da BrT seja um dos principais argumentos contra a liberação da TIM por parte de empresas que acompanham de perto o processo. Pelo menos a Telesp Celular e a BCP estão confirmadas entre as empresas que analisam a documentação com o acordo. Conforme o vice-presidente de assuntos regulatórios da BCP, Arnaldo Tibyriçá, a idéia é que a operadora defina sua estratégia antes mesmo da entrada em operações da nova concorrente.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!