Vivo e Ericsson testam Massive MIMO com rede em 3,5 GHz em São Paulo

Foto: Pixabay.com

Em parceria com a fornecedora Ericsson, a Vivo testa a aplicação da tecnologia de múltiplas antenas Massive MIMO em sua rede LTE-Advanced (chamada comercialmente pela operadora de 4G+ ou 4,5G) em São Paulo. As empresas anunciaram nesta sexta-feira, 17, que se trata de uma etapa em direção da aplicação da função em futuras redes 5G.

As empresas empregaram a tecnologia com a faixa de 3,5 GHz, atualmente sendo considerada para aplicação na futura rede 5G no Brasil. Vale lembrar que a Anatel está estudando a possibilidade de interferências no sistema TVRO (captação em antena parabólica), que utiliza a mesma frequência para uplink em banda C satelital. A intenção da agência é, assim que conseguir resolver a questão técnica da interferência, colocar a faixa para leilão em 2019.

O teste em São Paulo utilizou a configuração MIMO até 64×64, que foi aplicada na cobertura móvel da operadora russa MTS e pela Ericsson durante a Copa do Mundo da Rússia. Nos testes realizados em sete cidades-sede do torneio, a velocidade média de download e a eficiência espectral dobraram, enquanto a capacidade de rede aumentou mais de quatro vezes. Atualmente, segundo a Vivo, a configuração disponível nas redes LTE-Advanced no Brasil é de MIMO 4×4.

Notícias relacionadas

No teste, uma antena ativa Ericsson AIR 6468 foi usada com recursos 64T64R Massive MIMO em um "bairro de alta densidade populacional" na capital paulista. O sinal foi apontado a um edifício comercial para avaliar o desempenho da cobertura vertical em ambiente indoor. Depois, a cobertura horizontal foi testada por vários usuários simultaneamente. A avaliação foi de que houve ganho de desempenho devido à individualização dos feixes emitidos (beamforming) pela antena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!