OUTROS DESTAQUES
4G
TIM implanta agregação de portadoras em todos os sites em São Paulo
quinta-feira, 17 de agosto de 2017 , 16h50

A TIM concluiu a ativação de todos os sites 4G na cidade de São Paulo com agregação de duas portadoras. Segundo a operadora comunicou nesta quinta-feira, 17, a finalização do projeto "full dual layer LTE" combinou as frequências de 2,5 GHz e a de 1,8 GHz, anteriormente dedicada ao GSM (2G) e com capacidade liberada por meio de refarming. Com isso, todas as antenas da operadora na capital paulista poderão suportar o LTE-Advanced, além de conseguir uma melhor cobertura indoor com a utilização da faixa mais baixa.

A operadora diz que o projeto procurou duplicar o número de equipamentos 4G na cidade. E como resultado, conseguiu aumento "em mais de duas vezes" no tráfego e em número de usuários conectados na rede. Em comunicado, o diretor de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, ressaltou que a estratégia da empresa é de não apenas investir na quantidade de cidades cobertas, mas também de investir projetos como refarming e a agregação de portadoras para aumentar a capacidade.

Segundo a TIM, há ainda a expectativa de poder adicionar a faixa de 700 MHz na medida em que ela for sendo liberada na região Sudeste. Com isso, os planos são de adicionar três portadoras simultâneas onde as frequências estiverem disponíveis.

O projeto "full dual layer" também está sendo aplicado em outras capitais e cidades do País, mas a companhia não informou as localidades. No Estado de São Paulo, além da capital, até o final do ano serão contempladas mais 20 cidades, incluindo Guarulhos, Santo André e São Bernardo.

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Rogério Pires disse:

    Acredito que aqui em Uberlândia – MG a TIM já esteja utilizando este recurso. Além da qualidade do 4G estar visivelmente melhor, já contamos com VoLTE e a velocidade do 4G está batendo nos 65M (fora do horário de pico). Muito bom… parabéns a TIM.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top