STF julgará Adin de teles em rito abreviado

A Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pela Associação das Operadoras de Celulares (Acel) e pela Associação Brasileira de Concessionária de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) contra a Lei estadual 7.574/2017, do Rio de Janeiro, terá rito abreviado. A decisão é do relator da Adin, ministro Alexandre de Morais, que deu prazo de dez dias ao governador do Rio de Janeiro e à Assembleia Legislativa do estado para que apresentem as informações solicitadas. Após esse período, a Advocacia-Geral da União e à Procuradoria Geral da República devem se manifestar no prazo de cinco dias.

A norma questionada estabelece a obrigatoriedade de que empresas prestadoras de serviço forneçam previamente ao consumidor informações sobre a identificação das pessoas que serão enviadas à residência do assinante. Ainda segundo a lei, a mensagem deverá ser enviada pelo menos uma hora antes do horário agendado e, sempre que possível, com a foto do prestador de serviços.

As entidades argumentam que a lei invade a competência exclusiva da União para legislar sobre o tema. Alegam que somente lei federal ou resolução da Anatel poderia dispor sobre essa questão, sob pena de gerar desigualdade no tratamento de usuários em todo o País.

Notícias relacionadas

O relator justificou a opção pelo rito abreviado diante da relevância da matéria constitucional em questão e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica. Dessa forma, a ação será analisada pelo Plenário do STF em caráter definitivo, sem prévia análise do pedido de liminar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!