Para conselheiro da Anatel, efetividade das concessões está em xeque

Para o conselheiro da Anatel, Igor Freitas, que nesta quarta, 17, organizou um evento na agência em conjunto com a FGV para discutir o conceito de concessão em telecomunicações, é chegado o momento de avaliar a efetividade das concessões no cumprimento das políticas públicas. "Há uma aceleração no ritmo de queda das receitas do STFC e do uso das redes. Até 2025 teremos uma queda em 23% nas receitas com assinaturas e 82% nas receitas com chamadas de voz", disse ele. Há também uma queda de 12% ao ano nos minutos trafegados. "A principal fonte de receita da concessão está em risco, e isso não decorre de um desequilíbrio do contrato, mas porque o mercado de telefonia fixa se tornou menos atrativo". O conselheiro da Anatel definiu o encontro promovido como o início de um processo de reflexão sobre o modelo de regulação a ser aplicado na era da Internet banda larga.

Notícias relacionadas
Para o superintendente de planejamento regulatório da Anatel, José Alexandre Bicalho, é indiscutível que a concessão foi um instrumento exitoso pata o STFC, assegurando a universalização. "Mas é claro que a evolução tecnológica afetou a atratividade de voz fixa e aumentou a atratividade de dados móveis. A telefonia fixa cresceu 12% entre 2005 e 2013 e os outros cresceram 200, 300% no mesmo período", lembrou Bicalho. "Temos que avaliar se o modelo que foi proposto ainda faz sentido. Ele fazia, dentro de um regime, mas analisando as premissas lá de 1997 não se sustentam no cenário atual, por exemplo".  Para o superintendente, há um crescente desinteresse pelo objeto da concessão. "O objeto precisa ser discutido. E qualquer que seja o objeto, parece razoável que haja as preocupações com continuidade, controle tarifário e universalização", diz.

Concessões restritas

Para o advogado Floriano de Azevedo Marques, o regulador padece de um vício que é achar que a universalização da banda larga pode ser subsidiado pelas sobras de renda do STFC. Esse vício decorre do fato de que a Lei Geral permitiu algum nível de subsídio cruzado entre o STFC e os serviços de dados. "Agora não dá mais", diz ele, devido ao esgotamento financeiro do STFC. "Tende-se a forçar o financiamento de metas que não são STFC com receita dessa concessão". Na visão do jurista, o Estado está obrigando a concessionária a assumir ineficiências de uma concessão, e isso é desperdício, dinheiro que não é investido em novos serviços. "Esse aclaramento de que existe subsídio é fundamental".

Para Floriano, abandonar o regime de concessão seria problemático porque há algumas obrigações que precisam desse instrumento, como a universalização e a continuidade. "Mas a concessão não precisa ser ampla, geral e irrestrita para todas as pessoas", provocou o advogado, questionando as razões de se pensar em um modelo único para todas as regiões do país. Para ele, hoje o governo tenta barganhar com a questão dos bens reversíveis. "Há um limite, e esse limite está muito próximo. Essa barganha vai interditar investimentos", alerta.

"É preciso discutir qual o subsídio, mas isso precisa ser feito com racionalidade econômica.  Temos que discutir o que queremos ter como equilibrado e como será a concessão em 2025".

Para Floriano, não é o momento de acabar com a concessão e deixar tudo como autorização, mas é preciso pensar o que será mantido como STFC no regime público, com políticas de à universalização da banda larga para regiões onde não há rede e para pessoas que não podem pagar pelo serviço. "Pensado nisso, pode-se falar em um modelo de concessões, desde que se tenha algum bônus. A aceleração da universalização da banda larga em qualquer país do mundo vem pelo Estado. O Estado precisa dizer o que vai colocar, porque até aqui o que vimos foi colocar obrigações dentro da concessão", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!