Índice de direitos digitais destaca Telefónica e Microsoft

A Telefónica conquistou a nota mais alta entre 12 operadoras de telecom globais avaliadas no Ranking Digital Rights Corporate Accountability Index de 2019. No diagnóstico, foram consideradas políticas e posturas relacionadas com privacidade, liberdade de expressão e governança. Líderes entre as teles em 2018, Vodafone e AT&T foram ultrapassadas pela companhia espanhola e ocuparam a segunda e terceira colocação neste ano; já América Móvil ficou no sétimo lugar. Entre as empresas de Internet e do ecossistema móvel, a Microsoft assumiu o primeiro posto, até então ocupado pelo Google.

Para a avaliação foram consideradas a banda larga fixa e as operações móveis pré e pós-pagas da Movistar, marca da Telefónica na Espanha e em outros países latino-americanos. Na América Móvil, a operação analisada foi da Telcel. A metodologia utilizada pode ser verificada aqui.

Notícias relacionadas

"A pesquisa mostra que, no ano passado, a maioria das empresas melhorou e esclareceu políticas que afetam a privacidade dos usuários, em tendência que parece ser impulsionada por novas regulamentações de proteção de dados na União Europeia [GDPR] e em outros lugares", afirmou a Ranking Digital Rights (RDR), responsável pelo estudo. "Apesar do progresso, a maioria das empresas ainda deixa os usuários no escuro sobre as principais políticas e práticas que afetam a privacidade e a liberdade de expressão". Segundo a RDR, mesmo empresas líderes ficaram aquém nestas áreas. "Poucos obtiveram pontuações superiores a 50%, deixando de cumprir os padrões básicos de transparência, deixando os usuários em todo o mundo sem saber como suas informações pessoais são coletadas, protegidas e até mesmo aproveitadas".

No caso da Telefónica, um score de 57% foi suficiente para liderar entre as teles. A nota foi impulsionada sobretudo pela política de governança, na qual conquistou pontuação de 94%. Em privacidade, a postura da empresa atingiu 49% e em liberdade de expressão, 47%. No todo, o desempenho da empresa superou o de 2018 em 16 pontos percentuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!