Nokia implanta rede de 410-430 MHz na República Tcheca

A Nokia e a operadora Nordic Telecom, da República Tcheca, lançaram nesta quarta-feira, 17, o que afirmam ser a primeira rede LTE "pronta" para comunicação de missão crítica (MCC) com as bandas de 410-430 MHz. De acordo com comunicado da fornecedora finlandesa, o espectro utilizado é recém liberado e permite o uso para soluções de Internet das Coisas dedicadas a MCC e proteção pública e recuperação de desastres (PPDR) na Europa.

A Nokia diz que se trata de uma solução de banda larga móvel "à prova de futuro", permitindo à Nordic Telecom oferecer os serviços de missão crítica pretendidos com uma grande área de cobertura, característica de frequências baixas. É o caso, por exemplo, da faixa de 450 MHz, que as operadoras brasileiras têm utilizado em soluções para IoT em agronegócio, embora com lançamento comercial restrito.

Pelo acordo, a fornecedora vai implantar a solução de rede LTE, tecnologia IP, DWDM e soluções de aplicação de missão crítica em push-to-talk (MCPPT). A Nokia diz que o throughput da rede permitirá entregar aplicações como vídeo também.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!