Telecomunicações caem 3,2% e derrubam índice de serviços de comunicação em dezembro, diz IBGE

O volume de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) apresentou, em dezembro, variação negativa de 0,3%, com destaque para Telecomunicações, que recuaram 3,2%, resultado melhor que em novembro e outubro, quando caíram 4,6% e 4%, respectivamente. Já os serviços de tecnologia da informação cresceram 8,2% no mês, de acordo com a pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta quarta-feira, 17.

Com esses resultados, os serviços de informação e comunicação registraram variação negativa de 0,4% no volume em dezembro de 2015 na comparação com igual mês do ano anterior. A variação acumulada, no ano e em 12 meses, ficou em 0,0% e de 0,4% negativo, considerando apenas os serviços de Telecomunicações.

Os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, apresentaram variação negativa de 1,1% no volume, frente à igual mês do ano anterior. No ano e em 12 meses, o resultado é negativo em 2,8%.

Notícias relacionadas

Segundo o IBGE, o crescimento acentuado observado nos serviços de TI decorre de um fator sazonal, devido ao encerramento de contratos por parte das grandes empresas de informática, nos quais os contratantes dos serviços (empresas e governos) desembolsam parcelas maiores em dezembro.

No último mês do ano, o volume do setor de serviços como um todo registrou queda de 5%, na comparação com igual mês do ano anterior, contra  recuo de 6,4% de novembro e de 5,8% de outubro, mantendo a sequência de resultados negativos registrados em 2015, à exceção de março, que registrou crescimento de 2,3%. A queda acumulada, no ano e em 12 meses, foi de 3,6%.

A receita nominal registrou crescimento de 0,3% em dezembro, em relação a dezembro de 2014, contra quedas de 0,9% em novembro e de 0,4% em outubro. A taxa acumulada da receita nominal, no ano e em 12 meses, ficou em 1,3%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!