Apesar de volume menor, Conselho Diretor deliberou metade das matérias pautadas em 2016

Divulgado nesta quarta-feira, 16, o Relatório da Ouvidoria da Anatel indica uma redução na eficiência operacional da agência, sobretudo diante da redução do orçamento do órgão. O documento, assinado pela ouvidora da Anatel, Amélia Regina Alves, chama atenção à redução da taxa de deliberação de matérias pautas em reuniões do Conselho Diretor. A proporção de decisões, que já foi de 82,6% em 2013 e atingiu 76% em 2015, foi de pouco mais da metade no ano passado: 55,4%. Ou seja: foram 917 matérias pautadas, com 508 deliberadas.

A complexidade de determinados temas, ou mesmo a discordância de algum conselheiro com o voto do relator, podem ter influenciado diretamente o resultado, afirma a Ouvidoria – uma matéria poderia ser pautada mais de uma vez no mesmo ano. "Mas a comparação com os anos anteriores, utilizando-se o mesmo critério de matérias deliberadas em razão de matérias pautadas em RCD (Reuniões do Conselho Diretor), demonstra que houve sim decréscimo no resultado", diz o texto.

Pelo entendimento da Ouvidoria, deve-se repensar a eficiência, uma vez que estaria havendo uma atuação de retrabalho ou de "falta de alinhamento com as análises técnicas que são feitas previamente pelas superintendências da instituição". E complementa: "Caberia questionar se seria a elevação no número de diligências e determinações do conselho uma evidência dessa natureza?". Ou seja, se houvesse correto alinhamento com as instâncias iniciais, não haveria necessidade de reanálise, "por mais 'complexos' que sejam os temas".

Notícias relacionadas

Contudo, a Ouvidoria ressalta que houve redução significativa no volume de matérias distribuídas no conselho desde a reestruturação da Anatel em 2013, até como consequência de haver redução de 40% na quantidade de Processos de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pados). "Contudo (…), percebe-se que em 2016, houve desempenho inferior aos obtidos em 2015, 2014 e 2013", diz o relatório. "Na verdade, ocorre um incremento no passivo de matérias pendentes da relatoria."

Em relação à taxa de eficiência dos Pados, houve um percentual de 125,40%, uma vez que foram 1.633 instaurados e 2.047 instruídos. Do total de instaurados, a maioria (1.346) foi por motivação de fiscalização, seguida por direitos gerais (237), direitos de usuários (20), universalização (17) e qualidade (20).

Fiscalização e orçamento

Em se tratando de ações de fiscalizações, o grupo com maior número foi a Oi, com 481 em 2016, a maioria relacionada ao serviço móvel (252). A Claro (América Móvil) teve 367 ações, enquanto a Vivo teve 293, a TIM 255, a Nextel 111 e a Algar 67. No total, foram 9.794 ações de fiscalização.

Segundo a Ouvidoria, como não houve TACs firmados entre Anatel e operadoras no período, não foi considerado no cálculo de taxas de cumprimento do plano operacional de fiscalização. Mas diz que, assim como o contigenciamento financeiro impactou o cumprimento do plano como um todo, a fiscalização dos TACs poderá ser impactada quando estes forem assinados. E lembra que "a assinatura desses compromissos requer, necessariamente, ações de fiscalização que possam monitorar o seu cumprimento". Das justificativas de atraso no cumprimento de ações de fiscalização, as mais citadas foram indisponibilidade de recursos humanos, falha no dimensionamento de horas previstas e pendência na administração local.

O texto considera que, não houvesse contigenciamento no orçamento da agência, "os aspectos de competição estariam sendo aperfeiçoados na medida em que a Anatel deve atuar para favorecê-la". Destaca que o corte de recursos afeta processos internos, uma vez que a agência não estaria conseguindo investir em treinamentos, atualização de equipamentos, relacionamento com consumidores e fiscalização, por exemplo. Destaca ainda que a Anatel aplica 35% dos recursos para atividades finalísticas, percentual inferior ao de outras agências como Aneel, ANP e Anvisa. Para a Ouvidoria, a capacidade de atuação está ligada diretamente ao orçamento, levando assim à conclusão de que "o fortalecimento da Anatel passa pela alocação de recursos necessários para o funcionamento da agência". O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!