OUTROS DESTAQUES
TV DIGITAL
Gired libera implantação de rede 4G em cidade que está fora do cronograma de switch-off
quinta-feira, 16 de junho de 2016 , 15h25

O Gired – grupo de implantação da digitalização de canais de TV – aprovou, nesta semana, a implantação da rede 4G na faixa de 700 MHz no município de Ituiutaba. Nesta cidade mineira, o desligamento do sinal analógico da TV aberta não está previsto porque há espaço na frequência para o funcionamento dos dois serviços.

De acordo com o presidente do Gired, Rodrigo Zerbone, a implantação da rede de banda larga móvel no município mineiro está condicionada à apresentação de um plano de comunicação, que orientará aos habitantes da cidade como proceder, caso haja interferência no serviço de TV aberta.

A EAD também terá que apresentar um plano de mitigação de interferências, não só para Ituiutaba como também para Rio Verde (GO), que teve o sinal analógico desligado e já está recebendo as primeiras redes de 4G. Para Zerbone, as duas cidades servirão para avaliar se há problemas de convivência dos serviços de banda larga móvel e TV aberta, nos casos onde houver switch-off ou não.

A aprovação da liberação da faixa na cidade mineira passou por análise de viabilidade técnica. Para que fosse permitido, um canal de TV do município de Ipiaçu, também em Minas Gerais, precisou ser remanejado para evitar interferências.

O pedido para antecipação da instalação da rede de banda larga móvel da quarta geração foi feito pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD). O plano de mitigação em estudo prevê que o consumidor que perceber qualquer tipo de interferência, liga para o telefone 147 e a EAD envia um filtro. Caso a interferência persista, a entidade enviará um técnico para avaliar a situação e adotar as medidas necessárias para mitigação.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top