Anatel estuda faixa de 26 GHz sem obrigação e cobertura urbana de 95% em municípios de até 30 mil hab.

Além de opinar sobre as bases para o edital 5G com a definição das faixas e dos blocos que serão disponibilizados no leilão da Anatel (de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz), o parecer da Procuradoria Federal Especializada (PFE) da Advocacia-Geral da União junto à agência também recomenda a inclusão de compromissos para os vencedores do certame. No relatório, elaborado com base nas considerações da área técnica da Anatel, há também os critérios que serão utilizados para a valoração dos lotes, mas que vão depender, dentre outros elementos, de quais localidades precisarão ser atendidas. O que se pode extrair do parecer da procuradoria da Anatel sobre os compromissos sugeridos pela área técnica, nas discussões internas, são os seguintes:

  • Para a faixa de 700 MHz, atender entre 2022 e 2024 localidades não cobertas por compromissos de leilões anteriores, especialmente em áreas fora de distritos sede, instalando ao menos uma estação radiobase (ERB) com 4G ou superior. A operadora é obrigada a atender usuário em roaming de outras operadoras, exceto onde essas autorizadas já contem com cobertura.
  • No caso do bloco nacional da faixa de 2,3 GHz, a obrigação é de atender entre 2022 e 2024, municípios com população entre 10 mil e 30 mil habitantes, cobrindo pelo menos 95% da área urbana do distrito sede com 4G ou superior. Da mesma forma, o roaming é obrigatório no atendimento de usuários de outras teles. A área técnica justifica que há alteração da abordagem, que tradicionalmente estipulava o alcance de 80% da área urbana do distrito sede. A intenção é atender as demandas históricas em relação à falta de cobertura dentro das sedes municipais. Além disso, há uma referência mínima de sinal (-110 dBm) para a cobertura mínima, parâmetro já utilizado pela agência para fiscalização do 4G.
Notícias relacionadas
  • Na faixa de 3,5 GHz, também no intervalo de 2022 a 2024 e considerando apenas o bloco nacional, o compromisso é de proporcionar backhaul de fibra fim a fim com capacidade mínima de 10 Gbps nos municípios listados no edital e onde não há essa infraestrutura de transporte. Essa rede deverá ser compartilhada a partir do início da operação, embora a Anatel possa desobrigar o compartilhamento se verificada a existência de competição adequada no respectivo mercado relevante.

Nesses casos, o conjunto de compromissos depende ainda da elaboração da lista de localidades ou municípios que não possuam acesso/cobertura ou rede de transporte (e o valor das faixas será definido de acordo com a quantidade de locais). Essas listas estão em fase de conclusão e deverão estar anexas na consulta pública do futuro edital.

  • A faixa de 26 GHz tem uma diferença significativa: tanto a área técnica quanto a Procuradoria Federal Especializada não acharam apropriado estabelecer compromissos em função das características técnicas para instalação da infraestrutura ativa e passiva, que "poderá demandar alto volume de investimentos". Esse mesmo entendimento se deu para os blocos regionais das faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz.

Em todos os lotes de abrangência nacional, as autorizadas terão obrigação de ter oferta pública para compartilhamento, em condições estabelecidas pelas próprias empresas, disponibilizada em sistema da Anatel. A intenção é dar flexibilidade na escolha de atuação e levar ao uso mais eficiente do espectro ao permitir novos agentes em caráter secundário em áreas onde a empresa não tenha interesse de atuar em caráter primário. A área técnica considerou a possibilidade de adquirir lotes com preço maior, mas sem compromissos. A Procuradoria entendeu que isso iria no sentido contrário às políticas públicas e necessidades identificadas em estudos, mas afirma que a Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) quer que essa alternativa seja apresentada às vencedoras do leilão.

Obrigações possíveis

A Procuradoria entende que é "plenamente possível a imposição de compromissos de abrangência, em prol dos usuários, do interesse público e da coletividade", chegando a afirmar que há pontos em que se verificaria a "necessidade de imposição" dessas metas. Para tanto, uma lista de cidades carentes de infraestrutura ou acesso está sendo elaborada pela área técnica e deverá ser anexada junto à proposta do edital na consulta pública ainda a ser realizada.

Outro ponto ainda em estudo e que a agência pretende concluir em breve é sobre como os compromissos interferem no cálculo da outorga. Para isso, precisa da estimativa do Valor Presente Líquido (VPL) do fluxo de caixa descontado do negócio, considerando receitas, despesas, investimentos e custo de capital. Os compromissos de abrangência serão incluídos no cálculo como investimentos – para que o negócio seja viável, o VPL precisa ser positivo. Porém, a PFE destacou que é possível definir a natureza dos compromissos com base no Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT), além de sugerir que sejam seguidas diretrizes de duas portarias que preveem a necessidade de compromissos de abrangência: a nº 14 de 6 de fevereiro de 2013, que verifica a viabilidade da destinação da faixa de 698 MHz a 806 MHz para o PNBL; e a nº 1.455, de 8 de abril de 2016, que posiciona serviços de banda larga no centro da política pública. São elementos como aceleração de cobertura móvel e ampliação em vilas e aglomerados rurais, além da expansão da infraestrutura de rede ótica para suportar o serviço.

O parecer da Procuradoria foi feito na mesma época em que a Anatel sugeriu ao MCTIC a exclusão de metas 4G do PERT. Porém, considera elementos originais da proposta, como a expansão do SMP com 3G ou superior em distritos não sede e com 4G ou superior em distritos sedes acima de 30 mil habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!