OUTROS DESTAQUES
Balanço financeiro
Desvalorização do real impacta receita da Telecom Italia
quarta-feira, 16 de Maio de 2018 , 19h05

A Telecom Italia observou redução na receita e impacto da desvalorização da moeda brasileira frente ao euro no primeiro trimestre, de acordo com balanço financeiro divulgado pela companhia nesta quarta-feira, 16. A receita total consolidada do grupo italiano caiu 1,6% comparado ao primeiro trimestre do ano passado, totalizando 4,742 bilhões de euros.

Considerando somente a TIM Brasil, houve uma redução de 12,2%, somando 1,037 bilhão de euros. A justificativa é "inteiramente relacionada" ao efeito negativo do câmbio do euro frente ao real – não fosse isso, o crescimento orgânico da operação brasileira seria de 4,8% com câmbio constante.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) foi de 1,817 bilhão de euros, uma redução de 4,9%. A margem caiu 1,4 ponto percentual e ficou em 41,3%. O EBTIDA no Brasil totalizou 365 milhões de euros, uma diminuição de 1,9%. A margem EBITDA da TIM Brasil foi de 35,2%, 3,6 p.p. acima. Já o lucro líquido da Telecom Italia foi de 216 milhões de euros, um aumento de 8% comparado ao primeiro trimestre de 2017.

O grupo italiano investiu 660 milhões de euros no período, uma redução de 20,58%. Do total, o Brasil recebeu um Capex de 153 milhões de euros, queda de 23,50%. Os investimentos foram direcionados principalmente para fortalecer a rede de banda larga móvel e desenvolver o negócio fixo da TIM Live.

A dívida líquida ajustada da companhia era de 25,537 bilhões de euros em 31 de março, 0,90% acima do registrado no final do primeiro trimestre do ano passado. 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top