OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Nokia demonstra viabilidade para velocidade simétrica de 10 Gbps em HFC
segunda-feira, 16 de maio de 2016 , 15h30

A Bell Labs, da antiga Alcatel-Lucent e atualmente Nokia, comemorou ter conseguido transpor o obstáculo para a tecnologia HFC (cabo coaxial) de atingir simetria para download e upload em ultra banda larga. A empresa divulgou nesta segunda-feira, 16, que a divisão do laboratório conseguiu velocidades simétricas de 10 Gbps utilizando a tecnologia XG-Cable, baseada em Full Duplex DOCSIS 3.1, confirmando a viabilidade da técnica. Na topologia de HFC com fibra até o último amplificador (cabo coaxial ponto a múltiplos pontos), a companhia registrou velocidades simétricas de 7,5 Gbps.

O teste do XG-Cable utilizou topologia de cabo ponto a ponto com tecnologia de eliminação de eco desenvolvida pelo Bell Lab e um cabo coaxial nos 200 metros finais com espectro de 1,2 GHz. A Nokia diz que essa tecnologia pode ser "facilmente integrada" ao conceito de Full Duplex DOCSIS 3.1, citando a operadora norte-americana Comcast, que está adotando o padrão de modulação para aproveitar as redes com cabo nos Estados Unidos visando oferecer velocidades maiores.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top