Velocidade do 4G em 700 MHz é 60% menor que em 2600 MHz no Rio de Janeiro

[Publicada originalmente no Mobile Time] A utilização da faixa de 700 MHz para serviços móveis de quarta geração (4G) em meados do ano passado no Rio de Janeiro fez aumentar a disponibilidade de sinal com essa tecnologia na cidade, comprovam medições realizadas pela OpenSignal. Por outro lado, a velocidade média de download na faixa de 700 MHz é cerca de 60% menor que aquela medida na faixa de 2600 MHz. Na primeira, os cariocas atingem uma velocidade média de 13,2 Mbps no download, ante 33,9 Mbps na segunda.

Penetração indoor

Entre o primeiro trimestre de 2018 e o primeiro trimestre de 2019, a disponibilidade 4G no Rio de Janeiro subiu de 69,9% para 77,7%, informa relatório da empresa. Antes da entrada em operação da faixa de 700 MHz, a disponibilidade do 4G vinha aumentando a uma taxa de aproximadamente 1 ponto percentual por trimestre. Depois da adoção do referido espectro, o crescimento passou a ser o dobro, diz a OpenSignal.

Notícias relacionadas

A faixa de 700 MHz, por ser uma frequência mais baixa que as outras utilizadas no 4G, permite uma melhor penetração do sinal em ambientes fechados. Essa característica é o que levou ao aumento da disponibilidade, já que em termos de cobertura outdoor não houve um crescimento perceptível, explica a OpenSignal, conforme mostram os dois mapas do Rio de Janeiro abaixo. O primeiro, em azul, mostra a cobertura em 700 MHz. O segundo, em vermelho, a cobertura nas faixas de 2100 MHz e 2600 MHz. São quase iguais – a segunda até maior que a primeira – o que embasa a conclusão da OpenSignal de que a melhora em disponibilidade provém do acesso indoor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!