OUTROS DESTAQUES
Espectro
Sindisat questiona posicionamento da Qualcomm sobre espectro para 5G
segunda-feira, 16 de Abril de 2018 , 21h52

Sobre a reportagem "Qualcomm defende que Anatel dedique mais espectro para 5G", publicada por este noticiário na última sexta, 13, o Sindisat, que representa as operadoras de satélite, encaminhou esclarecimentos abaixo. Este noticiário esclarece, de sua parte, que a referida matéria relatou a posição de diferentes agentes do mercado expostas em um debate público, inclusive com a visão do regulador, a Anatel, e que a decisão de dar espaço a assunto A ou B é exclusivamente editorial e obedece ao que nossa equipe entende como de interesse de todo o mercado, e não apenas de um setor. Discordamos que o assunto seja sem relevância ou livre de controvérsia, como dá a entender a missiva.

"Antes de tudo, e no tocante à questão da faixa de 28 GHz, cabe registrar surpresa por este tema ainda receber espaço para divulgação. Este tema parece a 'goma de mascar seca e sem mais sabor presa à camisa'. 
Em primeiríssimo lugar, porque as autoridades brasileiras já decidiram a este respeito, limitando o uso da faixa aos serviços fixos por satélite através de Resolução da Anatel de 2017 o que, de per si, já esgota o tema. 
Entretanto, cabe ainda ressaltar que a WRC 15 não identificou essa faixa como candidata para o IMT-2020, o que está sendo seguido por todas as Administrações no mundo, exceto os EUA, país esse que o fez por ter identificado, no passado, diferente faixa para o SFS, tornando essa referida faixa de 28GHz então disponível para outras aplicações. Sobre os trials em execução no Japão ou o possível uso na Coreia, preferiria nem citá-los e desconsiderar o exemplo, pelo fato de, definitivamente, não serem exemplos válidos para o cenário brasileiro, mas o fazemos por consideração ao tema. 
A indústria terrestre que insiste nesse tema não somente desrespeita as decisões brasileiras como insiste em um tema que também admite muita controvérsia, que é a real necessidade dessa busca frenética por espectro, que nada mais mostra uma postura pura e simples de quem se considera a solução para todos os problemas.
Quanto à faixa de 5,9 GHz, esta é atribuída, sim, ao SFS e utilizada para uplink da banda C. Não vemos como garantir uma operação livre de interferência entre o SFS e os receptores do do serviço de comunicação veicular, mencionado pelo artigo.
Atenciosamente,
Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite".
COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Rogério Pires disse:

    Perfeita e pertinente introdução Samuel. Se a Sindisat se deu ao trabalho de emitir tal nota, é evidente que o tema não é "sem relevância ou de livre controvérsia" como a mesma apregoa. Cada qual defendendo seus interesses, isso fica evidente.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top