OUTROS DESTAQUES
CONSUMIDOR
Teles lideram lista de reclamações dos sistemas de defesa do consumidor em 2016
quinta-feira, 16 de Março de 2017 , 15h15

As empresas de telecomunicações encabeçam a lista de reclamações anotadas nos sistemas de defesa do consumidor em 2016. No total, foram mais de 2,7 milhões de atendimentos: o setor ficou na frente tanto no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) quanto no Consumidor.gov.br, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 16, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Sindec, que reúne números dos Procons de todo o País, registrou 2.4 milhões atendimentos, sendo 63,7% de reclamações ou denúncias. Esses atendimentos presenciais caíram 7,2% em relação a 2015, quando 2,6 milhões de pessoas foram atendidas.

As empresas de telecomunicações respondem por 28,8% das reclamações; assuntos financeiros são 25,3% das reclamações; produtos, 20,9%; e serviços privados, 13,4%.Os assuntos mais reclamados nos Procons são telefonia móvel pós-paga e fixa.

Já o Consumidor.gov.br registrou 288 mil atendimentos em 2016, índice maior que o de 2015, quando 184 mil pessoas solicitaram atendimento pelo site. As operadoras de telecomunicações foram objeto de 47,5% das reclamações na plataforma online; 23,9% das reclamações foram para bancos e financeiras; e 9,7% para comércio eletrônico.

Desde que foi lançada, em junho de 2014, a plataforma Consumidor.gov.br já recebeu quase 582 mil reclamações e já tem mais de 470 mil usuários cadastrados e 372 empresas credenciadas. O índice médio de soluções pela plataforma é de 80,1%, em até 7 dias.

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top