OUTROS DESTAQUES
Estatística
Serviços de telecomunicações têm queda em 2017
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018 , 13h48

O volume dos serviços de telecomunicações caiu 2,8% no acumulado de 2017, segundo levantamento divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira, 16. Considerando apenas dezembro, entretanto, houve avanço de 0,5% no comparativo anual, e de 0,8% em relação a novembro, com ajuste sazonal.

A queda foi menor do que a apresentada no terceiro trimestre, quando o setor de telecomunicações registrou recuo de 5,1%. No segundo trimestre, houve redução de 2,6%; e no primeiro, de 0,6%.

Já os serviços de tecnologia da informação cresceram 2% nos 12 meses do ano passado. Em dezembro, o avanço foi de 0,5% em comparação com o mesmo mês de 2016, e queda de 2,9% em relação a novembro. Dessa forma, os serviços de TIC mostraram queda de 0,8% no acumulado, mas crescimento de 2,6% no recorte mensal (com redução de 0,5% comparado a novembro).

Os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias caíram mais nos 12 meses de 2017: 7,5%. Considerando apenas dezembro, houve crescimento de 1,8% no comparativo anual, e de 2% na comparação mensal.

Com isso, os serviços de informação e comunicação apresentaram queda de 2% em 2017. Em dezembro, houve aumento de 2,3% comparado ao mesmo mês de 2016, mas queda de 0,3% se comparado a novembro.

Para efeito de comparação com o setor de telecomunicações, o indicador de volume de serviços do Brasil no acumulado do ano passado foi igualmente de 2,8%. Considerando somente o mês de dezembro, também houve aumento igual, de 0,5%. Mas no comparativo mensal com ajuste sazonal, o aumento médio no Brasil foi maior: 1,3%.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top