Hughes já conta com novo satélite e planeja manter a estratégia para 2019

Presidente da Hughes Brasil, Rafael Guimarães

Considerando todos os seus acessos, a Hughes encerrou novembro do ano passado com 134 mil contratos de banda larga via satélite, ou 74,3% do total de 180,3 mil conexões com a tecnologia no mercado brasileiro e que constam na base de dados da Anatel. O plano da empresa é crescer mais. Desde outubro do ano passado, a operadora começou a contar com a capacidade em banda Ka do satélite Telstar 19 Vantage, que adicionou cerca de mil cidades à cobertura da companhia. Neste cenário, o presidente da companhia no Brasil, Rafael Guimarães, espera para 2019 apenas com ajustes para seguir com a estratégia executada até então, mas na expectativa de presenciar mudanças no mercado com a concorrência.

A Yahsat, que já oferece seu serviço de banda larga satelital desde o final do ano passado, e a promessa de um futuro lançamento do serviço da norte-americana Viasat utilizando o Satélite Geoestacionário de Comunicações e Defesa (SGDC) por meio de uma parceria com a Telebras (e que ainda está com entraves legais). "Vamos manter a estratégia, mas nos adaptaremos ao que a concorrência vai trazer", afirmou o executivo em entrevista a este noticiário.

Já com a disponibilização do novo satélite, a Hughes pretende se estabelecer com a nova área de cobertura. "É um negócio progressivo, ao longo do ano vamos ter crescimento nessas regiões novas [onde o Telstar 19 Vantage agora cobre]", declarou Guimarães. A questão é que, enquanto a operação já é possível, o processo de distribuição segue um ritmo diferente. "O desafio neste ano é fazer desempenhar como as mais antigas, por conta da curva de aprendizado. Tem todo um processo até que os parceiros tenham trabalhado, é um serviço novo para eles", declara.

Notícias relacionadas

Segundo o executivo, das mil novas localidades que podem ser atendidas com o novo satélite, algumas ainda estão sendo trabalhadas em Tocantins e Amapá. Mas nas demais, nos estados do Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, a companhia já está vendendo os serviços desde novembro. "Já começamos a vender, mas como é o processo no início, todos os entes relacionados estão aprendendo. Tem um prazo de maturação, que a gente estima entre cinco e seis meses, para o processo entrar em condição que a gente acha ideal."

Novo MCTIC

Guimarães diz que é cedo para avaliar o postura do novo governo em relação ao setor de satélites, mas ressalta que as empresas, por meio do Sindicato Nacional de Empresas de Telecomunicações por Satélite – Sindisat, estão procurado realizar uma audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. Como pauta, pontos caros ao mercado satelital, como a questão tributária. "O que a gente espera de fato é [que se aborde] a questão do Fistel, que é uma aberração. [A gente espera] ter pelo menos um ouvido e uma mão amiga para ajudar nesse tema", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!