Em debate de regimento, Confecom supera impasses e chega a primeiro acordo

A primeira manhã de debates da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada nesta terça, 15, em Brasília, não avançou sobre questões temáticas. Na prática, o debate ficou concentrado na questão regimental. Mas o saldo foi positivo, indicando um primeiro acordo entre os vários segmentos.
O regulamento de funcionamento dos grupos de trabalho e das plenárias deveria ter sido aprovado antes mesmo da abertura da Confecom, dia 14, o que acabou não acontecendo em função de um problema colocado pela Abra (associação que representa Rede TV e Band): a associação exigia que nas votações dos grupos de trabalho houvesse também voto qualificado, impedindo assim que temas polêmicos fossem aprovados contrariamente à posição de algum dos segmentos.
Ao final, depois de acaloradas discussões, foi aprovada a seguinte proposta: todos os grupos de trabalho poderão encaminhar até 10 propostas para a decisão da plenária final, dia 17. Quatro dessas propostas poderão ser feitas pelos empresários, quatro pelos movimentos sociais e duas pelo governo. Nenhum segmento terá poder de veto sobre nenhuma dessas propostas. Fora isso, questões que tenham mais de 80% de apoio nos grupos irão imediatamente para o relatório final da Confecom, sem votação em plenário. E as propostas que tiverem menos de 30% dos votos estão automaticamente rejeitadas.

Notícias relacionadas
A expectativa é que na tarde desta terça comecem as discussões dos GTs, que devem continuar ao longo da quarta, dia 16.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!