Caberá ao Gired definir aplicação dos saldos, diz MCTIC

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que dependerá do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) uma definição sobre a aplicação dos eventuais saldos da EAD (Empresa Administradora da Digitalização, ou Seja Digital), mas confirmou que a tendência é que sejam aplicados na continuidade do processo de digitalização, se houver sustentabilidade jurídica. Conforme antecipou este noticiário, as associações dos radiodifusores, Abert e Abratel, encaminharam em setembro ofício ao MCTIC pedindo a alteração da Portaria 3.045/2018, que estabeleceu que o saldo seja aplicado na aquisição dos kits de digitalização. O que as emissoras querem é que os recursos sejam aplicados também na aquisição de transmissores digitais para os municípios que hoje não contam com emissoras digitalizadas. Em boa parte destes municípios, as prefeituras é que administram as repetidoras locais, e não têm capacidade de investir na digitalização da rede. Este noticiário apurou que o grupo de trabalho do Gired que estuda a aplicação dos eventuais saldos se reunirá dia 19. A ideia é que outras propostas sejam apresentadas pelos setores envolvidos, sendo a proposta dos radiodifusores uma delas.

Após a análise do grupo, o Gired definirá as propostas, que serão então aprovadas pelo conselho diretor da Anatel. Segundo Kassab, o MCTIC homologará as recomendações. A Seja Digital começou com um orçamento de R$ 3,6 bilhões o trabalho de digitalização dos municípios onde o sinal analógico precisava ser desativado para a liberação da faixa de 700 MHz para os serviços de 4G. Este recurso foi parte do pagamento feito pelas teles TIM, Claro, Vivo e Algar na compra do espectro, até então ocupado para radiodifusão. A estimativa é de que ao final do processo, no ano que vem, deva haver algo em torno de R$ 600 milhões que podem ser aplicados.

Um aspecto interessante é que a presidência do Gired deve mudar em novembro, com a saída do presidente da Anatel Juarez Quadros, com o fim do seu mandato. Seu sucessor no comando da agência, se aprovado pelo Senado, deve ser Moisés Moreira, atual secretário de radiodifusão e que também participa do Gired.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!