Corte de impostos é fundamental para que país avance em índice de TICs da UIT, diz Touré

De 2008 a 2010 o Brasil registrou significativos avanços no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas em comparação com os demais países o saldo foi negativo no Índice de Desenvolvimento das TICs, elaborado pela UIT, segundo o qual o Brasil caiu da 62ª para a 64ª posição.

Notícias relacionadas
Os avanços aconteceram especialmenre na telefonia móvel, cuja penetração ultrapassou a marca de 100% neste período. A cobertura 2G também chegou a 100% e houve ampliação significativa da cobertura 3G. O custo das cestas de serviços em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita caiu de 6,8% em 2008 para 4,8% em 2010. Entre os países ricos, telecomunicações consomem cerca de 2% da renda das pessoas. Já nos Países pobres esse índice pode chegar a 70% como na Nigéria.

Em palestra proferida na sede da Anatel, o secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré, disse que o principal culpado pelo preço alto dos serviços de telecomunicações no Brasil é o imposto local, o ICMS. Para ele, o governo federal está fazendo "o seu melhor", em referência à isenção de PIS e Cofins para os equipamentos de rede anunciada pelo ministro Paulo Bernardo. "Eu desafio os governadores a cortarem o imposto pela metade. Se fizerem isso, a arrecadação dobra", disse ele.

A UIT é a mais antiga agência da ONU, criada em 1865 para padronizar a comunicação via Telex, e hoje é responsável pela harmonização mundial de aspectos técnicos relacionados a espectro e a padronização de tecnologias. O trabalho mais recente da agência de impacto direto para os consumidores foi a criação do carregador universal de celular.

Para o secretário-geral da UIT a próxima década será marcada pela expansão da banda larga e, principalmente, da banda larga móvel, o que torna o papel da agência reguladora crucial nas próximas definições de alocação de espectro. Touré aproveitou que falava para uma platéia de funcionários da Anatel para passar um recado. " O que é necessário é transparência e regulação justa. O regulador não deve ter uma conotação negativa. Vocês são enablers do mercado", disse ele.

Colapso

Touré procurou minimizar as declarações dadas durante a Futurecom de que as redes de telecomunicações estariam caminhando para um colapso. Segundo ele, isso só acontecerá se os países não criarem um novo arcabouço regulatório para o uso das redes de telecomunicações com a participação de todos os setores envolvidos. "O sistema financeiro entrou em colapso por falta de regulação. Não podemos deixar que isso aconteça com telecomunicações".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!