Anatel prevê crescimento de 360% em capacidade satelital no Brasil em seis anos

A evolução da capacidade satelital no Brasil será de 360% entre 2015 e 2021, segundo dados apresentados pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, no Congresso Latinoamericano de Satélites nesta quarta-feira, 15. Há três anos, havia 2,7 GHz em banda Ka, 17,8 GHz em banda Ku e 17,9 GHz em banda C. Em 2021, a previsão é de que o mercado brasileiro de satélites chegue a 128,5 GHz em banda Ka, 28,8 GHz em Ku e 20,2 GHz em banda C. Ainda segundo as informações da agência, em 2017 essa proporção era de 41 GHz, 23,5 GHz e 19,7 GHz, respectivamente para bandas Ka, Ku e C.

No mercado brasileiro há atualmente 17 satélites em órbitas nacionais, com mais 37 estrangeiros autorizados e quatro com órbitão não geoestacionária (NGSO). Estão previstos até 2021 mais três novos satélites, ainda de acordo com a Anatel.

Até lá, as condições de mercado deverão mudar. Quadros ressalta que está na agenda regulatória de 2017/2018 a revisão do Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite (PPDESS), cujo preço atual é considerado "muito alto em fator do reuso de frequências elevado, principalmente em banda Ka". A proposta da superintendência é de atualização da fórmula de cálculo do preço público considerando as novas arquiteturas de carga útil. A fase atual, após a análise de impacto regulatório, é de consulta pública, que foi iniciada no dia 27 de julho e terminará no próximo dia 29 de agosto. "Se não houver prorrogação, e normalmente há, a previsão dentro da agenda regulatória é que o regulamento seja aprovado ainda no segundo semestre de 2018", afirma Quadros.

Notícias relacionadas

O órgão regulador também tem como próximos desafios a identificação de novas faixas para IMT-2020 (ou seja, 5G) acima de 6 GHz na Conferência Mundial de Radiocomunicação 2019 (WCR-19) da União Internacional de Telecomunicações. A Anatel deverá participar de reunião na Citel para depois levar a proposta na reunião preparatória em outubro para a plenipotenciária do ano que vem. De acordo com Juarez Quadros, a agência realiza estudos em grupos de trabalho sobre compartilhamento e compatibilidade de espectro utilizando metodologia da UIT-R. Quadros celebra a readequação orçamentária após ação do Tribunal de Contas da União, que agora permite a maior participação do quadro de funcionários da agência em eventos e capacitação, incluindo uma espécie de intercâmbio de profissionais em um acordo com a reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), que deverá ser centrado na questão de satélites.

Entre os próximos desafios para a agência está a convivência dos satélites de órbita não geoestacionária com os de geoestacionária no Brasil. Além disso, está em estudos a regulamentação de sistemas de Earth Station In Motion (ESIM), estações terrenas em plataformas móveis e que utilizam banda Ka, seguindo recomendação da Citel; e de novas faixas de frequência em banda Ka e uso comercial das bandas Q/V (40/50 GHz). Ainda é considerada uma possível revisão da regulamentação do Serviço Móvel Global por Satélite (SMGS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!