Fim da assinatura básica é "proposta eleitoreira", diz Animec

A proposta de fim da assinatura básica na telefonia fixa, levantada pelo novo ministro das Comunicações Hélio Costa em sua posse esta semana, teria fins eleitoreiros, afirma o vice-presidente da Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais (Animec), Gregório Rodriguez. "Não tenho a menor dúvida de que essas medidas populares visam as eleições de 2006", atacou Rodriguez.
A entidade argumenta que não se pode acabar com a assinatura básica da noite pro dia sem fazer uma reestruturação da cesta tarifária de telecomunicações, a fim de garantir o equilíbrio financeiro das operadoras. Rodriguez discorda da tese do ministro de que o fim da assinatura básica ajudaria a reduzir os impostos. "Isso é uma falácia. Todo mundo sabe que o ICMS é intocável pelos estados. Os governadores não abririam mão dessa receita", comentou.
A Animec apresentou estudo feito pela consultoria Stern Stewart que atesta que entre abril de 2003 e maio de 2004 os investidores de concessionárias de telefonia fixa teriam perdido R$ 14 bilhões coma desvalorização dos papéis. Foi neste período que o ex-ministro Miro Teixeira questionou o IGP-DI como índice de reajuste das tarifas.

Notícias relacionadas

BrT

A respeito da sobreposição de licenças entre TIM e Brasil Telecom GSM, o vice-presidente da Animec criticou a decisão da Anatel de prorrogar o prazo para a solução do problema: "Isso não é sério. A agência deveria ter mantido o prazo original", diz. A Anatel, na verdade, argumenta que o prazo nunca começou a ser contado porque a Telecom Italia não teria ainda retornado ao controle da Brasil Telecom. Não voltou, aliás, porque o Opportunity, com o suporte da própria Animec brigou nas instâncias administrativas e judiciais para que isso não acontecesse.
De qualquer forma, o executivo da Animec alega que quanto mais se prolongar o conflito, maior será a desvalorização dos papéis da operadora e, conseqüentemente, maior será o prejuízo dos investidores. Por fim, criticou o fato de a briga ser tratada publicamente na imprensa: "Cada vez que alguém fala alguma coisa as ações da BrT caem. Hoje, ela é uma das empresas com maior chance de valorização".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!