Procon Rio pede esclarecimento às operadoras sobre franquia da banda larga fixa

[atualizada em 18/04]: Claro, Oi e Vivo foram notificadas pelo Procon do Rio de Janeiro para que expliquem sobre as franquias nos contratos de banda larga fixa. O órgão de defesa do consumidor quer saber sobre a limitação do acesso à rede ao término da franquia de dados contratada, com redução de velocidade ou corte da internet, em procedimento já usado na internet dos telefones celulares.

De acordo com o Procon, um dos principais objetivos da notificação é garantir que os contratos já assinados sejam mantidos. De acordo com o Artigo 51, XIII, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é proibido fazer alterações unilaterais nos vínculos. No caso dos clientes que contratarem os planos após as alterações de oferta de internet, o Procon quer garantir que eles tenham acesso total às informações de preços, volumes de dados e velocidades dos pacotes.

As operadoras têm prazo de 15 dias úteis para informarem se o novo modelo vai afetar os contratos já existentes, quando e como os consumidores terão acesso às novas regras, se o cliente poderá monitorar a quantidade de dados já usados e quanto resta da sua franquia e se será possível comprar pacotes adicionais para continuar navegando na internet após o fim do seu limite. O Procon também quer saber se as operadoras vão fazer um estudo do perfil do usuário, com o objetivo de oferecer o pacote mais adequado para cada um.

Notícias relacionadas

O Procon Rio disse que a TIM não foi notificada porque a operadora informou que não tem intenção de alterar as regras do seu serviço de acesso à internet.

Em comunicado enviado na segunda-feira, 18, a TIM reafirma não contar com franquias para o serviço de Internet fixa Live TIM e que "não prevê mudança nas ofertas atuais". Segundo a operadora, a empresa "preza pela liberdade e experiência de navegação de seus clientes de ultra Internet fixa". A banda larga da companhia, que utiliza FTTc (fibra até a caixa), está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis e São João de Meriti e contava em dezembro do ano passado com 220 mil acessos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!