OUTROS DESTAQUES
Cabos submarinos
Google quer sistema submarino ligando Rio a São Paulo em 2017
terça-feira, 15 de março de 2016 , 15h56

Visando aumentar a capacidade do tráfego local próprio, o Google implantará um cabo submarino que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. A rota, batizada de Júnior (em homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior) terá landpoints na Praia da Macumba (RJ) e na Praia Grande (SP), o que representa uma extensão de aproximadamente 390 km. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2017.

O projeto do cabo ótico será desenvolvido em parceria com a fornecedora brasileira Padtec, que agora passa a ser um player na área de transmissão submarina – antes dessa parceria com o Google, a empresa realizou um teste no Mar do Cariba, em 2014. O sistema utilizará equipamentos da plataforma DWDM da companhia de Campinas.

O Júnior será composto por oito pares de fibras e de três repetidores submarinos desenvolvidos pela Padtec. O cabo ainda se conectará com outros dois sistemas oceânicos desenvolvidos na região, o Monet, cabo de 10 mil km que liga Boca Ratón (Flórida, EUA) a Fortaleza e Santos e que é um projeto em parceria com a Angola Cables, Algar Telecom e a operadora estatal uruguaia Antel; e o Tannat, que se estenderá por 2 mil km de Santos até Maldonado (Uruguai), também em parceria com e com a Antel.

COMENTÁRIOS

2 Comentários

  1. Gostaria de saber se há o artigo traduzido para espanhol?

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top