Google quer sistema submarino ligando Rio a São Paulo em 2017

Visando aumentar a capacidade do tráfego local próprio, o Google implantará um cabo submarino que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. A rota, batizada de Júnior (em homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior) terá landpoints na Praia da Macumba (RJ) e na Praia Grande (SP), o que representa uma extensão de aproximadamente 390 km. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2017.

O projeto do cabo ótico será desenvolvido em parceria com a fornecedora brasileira Padtec, que agora passa a ser um player na área de transmissão submarina – antes dessa parceria com o Google, a empresa realizou um teste no Mar do Cariba, em 2014. O sistema utilizará equipamentos da plataforma DWDM da companhia de Campinas.

O Júnior será composto por oito pares de fibras e de três repetidores submarinos desenvolvidos pela Padtec. O cabo ainda se conectará com outros dois sistemas oceânicos desenvolvidos na região, o Monet, cabo de 10 mil km que liga Boca Ratón (Flórida, EUA) a Fortaleza e Santos e que é um projeto em parceria com a Angola Cables, Algar Telecom e a operadora estatal uruguaia Antel; e o Tannat, que se estenderá por 2 mil km de Santos até Maldonado (Uruguai), também em parceria com e com a Antel.

Notícias relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!