OUTROS DESTAQUES
TV digital
Rio Verde terá switch-off gradual até o dia 29 de fevereiro
segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 , 20h03

Três emissoras de TV de Rio Verde (GO) desligaram o sinal analógico nesta segunda-feira, 15, enquanto outras quatro passarão a transmitir suas programações apenas com o sinal digital no dia 29 deste mês. A decisão unânime foi fechada na reunião do Gired (grupo de implementação da digitalização) realizada hoje. A Canção Nova e a Rede Vida, emissoras com menor audiência, agora só podem ser acessadas no município goiano por meio da tecnologia digital. A Record News já havia desligado a transmissão analógica há algum tempo.

As repetidoras do SBT, Band e Record, assim como a geradora da Globo, deixam de transmitir em sinal analógico no dia 29. Ou seja, o Gired optou pelo switch-off gradual, enquanto as emissoras começaram a intensificar a campanha, alertando que o desligamento já começou. Para o presidente do grupo, Rodrigo Zerbone, a decisão garante a sequência e a credibilidade do processo. Mas ele acredita que o desligamento gradual não será necessário em Brasília, primeira grande cidade que terá o desligamento do sinal analógico, em outubro deste ano.

Na reunião de hoje, a projeção do percentual de lares aptos a receberem a programação digital chegou a 87%, próximo dos 90% exigidos pelo governo. Na próxima semana, o Ibope – empresa contratada pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD) – fará nova pesquisa em Rio Verde para dar mais tranquilidade ao governo, com relação ao alcance da TV digital. O argumento é de que houve atraso na distribuição dos conversores e antenas para os beneficiários do Cadastro Único dos programas sociais federais, em função da demora da liberação da lista pelo governo.

Zerbone acredita que a experiência em Rio Verde será de muita ajuda para a digitalização em Brasília. Um dos pontos que serve de aprendizado é a necessidade de distribuir os kits para os beneficiários do CadÚnico, além dos do Bolsa Família, também na capital federal. Segundo ele, as pesquisas mostraram que, sem essa providência, o percentual de famílias das classes D, E e até da C 2 não alcança o patamar desejado. "Mas, para isso, é preciso alterar o decreto da digitalização", disse Zerbone.

COMENTÁRIOS

4 Comentários

  1. André disse:

    Na cidade esse desligamento está sendo chamado de piada por duas razões:
    – A Rede Vida já estava sem sinal analógico há 1 mês;
    – O sinal digital da Canção Nova encontra-se fora do ar, e dia 16 amanheceu com o analógico ligado.
    Agora imagine numa capital e com mais canais, como Brasília.

  2. Dhanny disse:

    Está mais para switch off digital que analógico…. aqui tirando a Tv Anhanguera (Globo), as demais vivem com problemas no sinal digital….. e HD na Record, e Band, passa bem distante.

  3. Richard disse:

    Aí o que acontece? Por causa do pessoal que vendeu os receptores que receberam de graça, vão mudando os prazos pra frente

  4. Wagner disse:

    Um passo para uma nova era

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top