Minicom defende novo serviço universal de críticas

O assessor especial do Ministério das Comunicações, Márcio Wohlers, defendeu o novo serviço universal com recursos do Fust das críticas de que ele terá que ser ofertado pelo Poder Público, caso não apareçam interessados em prestá-lo. ?Isso é uma falsa questão. Os recursos do Fust existem e podem financiar, pelo menos no começo, 100% do serviço. Primeiro, nós temos que pensar em viabilizar a inclusão digital e depois pensar em como fazer uma inclusão digital auto-sustentável?, explicou Wohlers. O assessor do Minicom disse ainda que as pessoas estão com o velho paradigma de regulação de telefonia fixa na cabeça. O que ele chama de velho paradigma é a necessidade de uma regulação focada em controlar o monopólio das incumbents. O novo paradigma do serviço universal do Fust é atingir metas de inclusão digital.
Sobre o novo serviço, Wohlers colocou que seu Plano Geral de Outorgas deve otimizar três fatores: equilíbrio econômio-financeiro das empresas; atratividade e; descentralização (ter o maior número de empresa prestando o serviço). O número de áreas licitadas, segundo Wohlers, ainda não foi definido. A consulta pública deve sair mesmo no dia 19 deste mês e a intenção do Governo é que ela tenha duração de 45 dias. A expectativa é que o decreto criando o novo serviço fique pronto até março de 2004 e que a partir de abril a primeiras licitações já possam ser realizadas.
Indagado se o Governo não teria criado uma solução muito complexa ao optar pela criação de um novo serviço em vez de apenas mudar a legislação atual, Márcio Wohlers respondeu que o Minicom fez esta opção (de não mudar a Lei) porque avaliou que um projeto de lei enviado ao Congresso Nacional é passível de muito pouco controle em relação ao seu resultado final e aos seus prazos de aprovação. ?Esta foi uma grande preocupação do ministro Miro Teixeira?, disse Wohlers.

Notícias relacionadas
Como desafio para o Governo Lula, Márcio Wohlers colocou o estabelecimento de uma política que coordene as ações de inclusão digital feitas pelo setor público, pelo setor privado e pelo terceiro setor.
Márcio Wohlers participou nesta sexta, dia 14, do 47º Painel Telebrasil, representando o secretário de telecomunicações do Minicom, Pedro Jaime Ziller.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!