OUTROS DESTAQUES
Futurecom
Motorola e Claro entram na era das redes sociais
quarta-feira, 14 de outubro de 2009 , 11h56 | POR DANIEL MACHADO

"E-mail está virando coisa de tiozão. Jovem agora se comunica por redes sociais". Com essa frase o presidente da Claro, João Cox, anunciou nesta quarta-feira, 14, em parceria com a Motorola, o lançamento do Moto Dext, handset de terceira geração especialmente desenvolvido para acesso a redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook. A novidade foi apresentada no Futurecom,que acontece esta semana em São Paulo. "O celular substituiu o relógio, depois a máquina fotográfica e agora superará os e-mails sendo o principal disseminador do acesso às redes sociais", diz.
O novo handset é o primeiro da Motorola com sistema operacional Android e será comercializado pela Claro com exclusividade até o primeiro trimestre de 2010. O aparelho também será lançado em novembro nos demais países da América Latina (América Movil), já está disponível para pré-venda na Inglaterra (Orange) desde a semana passada e deve ser apresentado nos Estados Unidos (T-Mobile) na segunda semana de outubro.
Apoiado em números, o vice-presidente da área de celulares da Motorola, Sérgio Buniac, considera esse o principal lançamento do ano. Segundo ele, já em 2012 o número de logins de redes sociais somará 700 milhões e superará a quantidade de contas de e-mails. "E no Brasil, esse horizonte é ainda mais promissor. Aqui, 57% dos brasileiros fazem login em redes sociais uma vez ao dia, contra uma média mundial de 31%. No Orkut, 50% dos usuários são brasileiros", diz. "Esse é o modo de comunicação que irá predominar nos próximos anos", acrescenta.
Conexão permanente
O custo do terminal oscilará de acordo com o plano de dados contratado pelo usuário, sendo mais ou menos subsidiado pela operadora. Para viabilizar financeiramente o uso das redes sociais que, via de regra, demandam conectividade constante por parte dos usuários, a Claro ressalta que a aplicação da Motorola oferece uma eficiente compactação de dados, cujos pacotes sairiam mais em conta para o assinante. "O usuário da banda larga móvel já passa mais tempo na Internet do que o da banda larga fixa e temos de buscar formas de continuar estimulando isso", diz Cox.
O novo handset tem teclado Qwerty em formato deslizante, com serviços móveis Google, tela de alta resolução touch-screen, câmera autofoco com 5 mega pixels, Wi-Fi, acelerômetro e GPS.
Banda larga pré-paga
João Cox garante que outras novidades agressivas serão lançadas pela Claro até o final deste ano e revelou somente que serão na área de planos de dados. Recentemente, a operadora apresentou um pacote 3G pré-pago, anunciado no último dia 5 de outubro. Segundo o executivo, isso torna a Claro a única operadora do Brasil a comercializar banda larga móvel pré-paga,já que a TIM teria suspendido a venda. O custo diário do pacote é de R$ 20 e o semanal, R$ 51.
Pró-Android
O lançamento do novo aparelho da Motorola com sistema operacional Android ocorre logo após a fabricante renunciar ao seu assento na LiMo Foundation, organização que reúne diversos fabricantes e operadoras interessados no desenvolvimento do LiMo, sistema operacional móvel baseado em Linux. Com isso, na briga entre os sistemas operacionais da telefonia móvel, a Motorola, que já havia flertado com Symbian e Windows Mobile, deixa clara sua predileção pelo Android, da Google.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top