T-Mobile lança plano de zero-rating para game Pokémon Go

Aproveitando regras flexíveis da agência reguladora norte-americana Federal Communications Commission (FCC) e a grande febre do momento nos Estados Unidos, a T-Mobile anunciou nesta quinta, 14, que oferecerá a partir da próxima terça-feira, 19, um ano de dados patrocinados (zero-rating) para o game Pokémon Go. Segundo a operadora, usuários do jogo acabam gastando muitos dados com a configuração de planos compartilhados de famílias, esgotando as franquias.

A oferta é válida para os clientes novos e existentes até o final de agosto de 2017 e necessita do aplicativo compatível com iOS e Android. Nos termos de contrato, a T-Mobile afirma que "alguns conteúdos podem ser excluídos e incluídos de forma incidental", o que significa que nem todos os dados utilizados no game poderão ser isentos na franquia.

O CEO da T-Mobile, John Legere, já afirmara no Twitter na terça, 12, que o número de usuários ativos do game havia dobrado desde a sexta-feira da semana passada, e que o uso dos dados desses clientes quadruplicou no período. Se por um lado parece ser uma estratégia arriscada de zero-rating justamente em um momento em que a tele poderia rentabilizar pacotes adicionais, é muito provável que a operadora esteja apenas pegando carona no sucesso do título da Nintendo.

Notícias relacionadas

Em reportagem do Wall Street Journal na quarta-feira, 13, a concorrente Verizon afirmou que o Pokémon Go responderia por "apenas 1% do tráfego de rede". O periódico cita ainda uma análise da empresa de redes P3 Communications, que afirmou que o aplicativo consome entre 5 Mbps e 10 Mbps por hora – o que seria pouco, comparado ao consumo de 350 MB por hora de vídeo HD, por exemplo. E que as sessões do jogo duram em média 100 segundos, ou um total de 48 minutos durante uma semana.

Assim, a T-Mobile consegue também aproveitar a popularidade do aplicativo para se blindar de eventuais críticas à neutralidade de rede. Recentemente, a operadora foi acusada de degradar o serviço de vídeo de terceiros em seu recurso Binge On, que prometia a aceleração de sua própria plataforma de vídeos zero-rating.

Em maio, diversas empresas de Internet como Foursquare, Pinterest, Reddit e Yelp enviaram carta à FCC solicitando participação nas tomadas de decisão a respeito de neutralidade de rede, em particular das ofertas de zero-rating. Nas regras de neutralidade de fevereiro de 2015, a agência não endereçou explicitamente a prática de dados patrocinados, afirmando que analisaria caso a caso. As companhias de Internet argumentaram que isso traria impacto similar a uma nova regra efetiva. Além disso, alegam que a Comissão não está sendo transparente nesses julgamentos.

Além do zero-rating para o Pokémon Go, a promoção da T-Mobile inclui ainda corridas gratuitas (até US$ 15) com o aplicativo de carona Lyft "para chegar a uma nova PokéStop ou Gym (academia de treinamento dos personagens)", voucher de sorvete em lanchonete e desconto em acessórios nas lojas da operadora. A empresa sorteará também 250 clientes para ganhar moedas no game e cinco pessoas ganharão passagens nos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!