EverMobile traz para Brasil leitor de código de barras em celular

A EverMobile fechou parceria com a americana Scanbuy para lançar no Brasil uma solução de leitor de código de barras 2D em celulares. Com a instalação de um pequeno aplicativo de menos de 100 Kb em um celular com câmera, o telefone passa a poder ler códigos de barra tanto do padrão ?datamatrix?, utilizado por diversas companhias, quanto de um padrão proprietário da Scanbuy. O ?datamatrix? é diferente do código de barras que os brasileiros estão acostumados: em vez de listras verticais dentro de um retângulo, ele é um quadrado preenchido por diversos pequenos quadrados negros.
A leitura de códigos de barras por celulares é comum em países com mercados mais maduros, onde é utilizada para os mais variados fins. Pode-se, por exemplo, integrar um código de barras para celular em um anúncio de revista ou na embalagem de um produto: quando a câmera do celular enquadra o código de barras, o usuário recebe mais informações sobre o referido produto. A leitura do código de barras pode levar o celular a abrir um site WAP, ou rodar um vídeo, ou enviar um SMS etc. Segundo o diretor de novos negócios da EverMobile, Sergio Goldstein, a solução que a empresa traz para o Brasil permite novas funcionalidades não disponíveis em alguns concorrentes, como a realização de pesquisas com consumidores: a leitura do código de barras abriria na tela do celular uma página com uma pergunta e opções de respostas.
A tecnologia pode ser associada também a serviços de comércio eletrônico e de banco móvel. Contas a serem pagas podem vir com esse código de barras que, quando lido por um celular, aciona o dispositivo de mobile banking do usuário para que este pague a fatura. ?Um pôster de filme pode ter esse código de barras que, quando lido, aciona um dispositivo de mobile commerce no telefone para que o usuário compre ingressos para o cinema?, sugere Goldstein.

Notícias relacionadas
O modelo de negócios para utilização dessa tecnologia ainda não está fechado no Brasil e varia muito ao redor do mundo, explica o executivo. A idéia inicial é oferecer a solução para as operadoras celulares, que teriam mais capacidade de promover o download do aplicativo junto a seus clientes e, depois, oferecer serviços para grandes empresas. A expectativa de Goldstein é de que as primeiras utilizações dessa tecnologia no Brasil surjam no segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!