Nextel terá roaming 4G com a Vivo em todo o território nacional

O acordo de roaming de dados entre Nextel e a Vivo será expandido para além do 3G e passará a contemplar a tecnologia 4G em todo o território nacional. A informação foi confirmado a este noticiário pelo CEO da Nextel, Roberto Rittes.

Ainda que não anunciado oficialmente, o roll-out do roaming 4G já estava ocorrendo em algumas praças como São Paulo e Sorocaba, no interior paulista. Agora, segundo Rittes, "até essa semana, o Brasil inteiro estará liberado". O executivo explicou que o acordo com a Vivo já contemplava o 4G, mas que algumas questões sobre a implementação ainda precisavam ser resolvidas antes da inclusão.

Hoje, o principal emprego do capex da operadora móvel é justamente a expansão da rede 4G em locais onde só atendia com 3G. "Onde temos 1,8 GHz [como as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro] esse é um processo normal: usamos ele para 4G e o 2,1 GHz para 3G. Como o equipamento é novo, entrou em operação em 2013/2014, a parte de upgrade é muito simples. Mas no interior de São Paulo e litoral, onde a gente não tem 1,8 GHz, o upgrade está ocorrendo via refarming, dividido metade para 3G e metade para o 4G. Realizamos investimento grande no final do ano passado em 350 sites em que fizemos o 4G". Iniciado em Campinas e Santos, o processo também já começou em São José dos Campos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!