WiMax consegue concorrer com ADSL na Dinamarca

A tecnologia WiMax é comumente apontada como uma alternativa para áreas onde não há cobertura de banda larga via ADSL ou cabo. Entretanto, um caso de sucesso na Dinamarca demonstra que o WiMax pode também competir com tecnologias mais maduras. A americana Clearwire, em parceria com a Danske Telecom, lançou há um ano e meio uma rede WiMax em sete grandes cidades dinarmarquesas, onde a penetração de banda larga já era bastante alta. De lá para cá, conquistou 40% dos novos assinantes de banda larga em sua área de cobertura. A empresa tem hoje 13 mil assinantes e espera fechar este ano com 20 mil.
O segredo está principalmente na agilidade de instalação e na simplicidade do serviço, explica o diretor técnico da Danske Telecom, Henrik Dam. Enquanto o CPE WiMax é de fácil instalação pelo próprio usuário, no serviço ADSL às vezes demora até seis semanas para que o pedido de instalação seja atendido, relata o executivo. Outra vantagem do serviço lançado pela companhia é a sua portabilidade. A Clearwire vende até dispositivos para serem usados em carros.
As velocidades de transmissão de dados do serviço vão até 2 Mbps. Dam afirma que os preços para as velocidades mais baixas são extremamente competitivos. Mas naquelas velocidades mais altas é difícil de competir com o ADSL. ?Quem compra velocidades mais altas do nosso serviço são pessoas que demandam mobilidade ou precisam de uma instalação rápida?, explica o executivo. A velocidade média contratada pelos clientes da Clearwire na Dinamarca é de 600 Kbps.

Notícias relacionadas
A empresa usa a faixa 3,5 GHz. Seus equipamentos foram fornecidos pela NextNet e são Pré-WiMax, ou seja, foram criados antes da padronização estipulada pelo WiMax Forum. Recentemente a NextNet foi vendida para a Motorola. A Clearwire avalia a possibilidade de migrar sua rede para um padrão oficial WiMax.
Dam participou nesta quarta-feira, 14, do seminário WiMax Latin America, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!