OUTROS DESTAQUES
Satélite
SpaceX planeja tirar do papel projeto de banda larga satelital
quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018 , 18h32

A companhia aeroespacial do bilionário Elon Musk, a SpaceX, deverá dar início ao programa de banda larga satelital para universalização nos Estados Unidos e no mundo. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 14, o chairman da Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai, revelou que a agência reguladora dos Estados Unidos analisa a aprovação dos planos da companhia para ajudar a combater o gap digital.

"A inscrição da Space X – junto com as outras companhias de satélite que buscam licenças ou acesso ao mercado dos EUA para sistemas de órbita de satélite não geoestacionário – envolvem inovação única", declarou Pai no comunicado. Na declaração dele, a FCC lembra que já havia aprovado licenças da OneWeb, Space Norway e da Telesat para entrar no mercado norte-americano com oferta de banda larga satelital, especialmente acesso remoto e em áreas rurais.

A ideia da Comissão é que a cobertura satelital permita levar a conectividade para as regiões dos EUA onde a fibra ótica ou torres de celular não chegam, além de "poder oferecer mais competição onde o acesso terrestre à Internet já está disponível". Caso demais conselheiros da FCC concordem com a aprovação da SpaceX, a empresa seria a primeira norte-americana a fornecer serviços de banda larga com satélites LEO.

De acordo com o site C-Net, o programa de Elon Musk se chama "Starlink", e haverá um lançamento de dois satélites a bordo do foguete reutilizável Falcon 9 no próximo sábado, 17. Porém, até o momento, a SpaceX não confirmou o lançamento em seus canais de comunicação. Em 2015, a empresa já havia pedido licença para testes da banda larga satelital à FCC. Na época, a ideia era utilizar dois satélites não geoestacionários: MicroSat-1a e MicroSat 1b, utilizando banda Ku e banda X (frequência entre 8 GHz e 12 GHz, utilizada por militares).

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top