OUTROS DESTAQUES
Estratégia
Desempenho em DTH foi o que impactou serviços fixos no Brasil, diz AMX
quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018 , 16h10

Um dos principais destaques no resultado financeiro do grupo América Móvil foi o desempenho da operação brasileira, sobretudo a móvel, com crescimento de 10% nas receitas. Porém, nos serviços fixos houve redução na receita. O CEO do grupo mexicano, Daniel Hajj, destacou que o responsável por isso foi o DTH, que registrou uma queda de 1,7% nas receitas. "No cabo, a gente está indo muito bem", garantiu ele durante teleconferência com analistas nesta quarta-feira, 14, referindo-se à Net Serviços.

De acordo com o executivo, a Net está ganhando market share, ressaltando o resultado do modelo quadplay no qual vende TV, telefonia fixa e banda larga em conjunto com planos de celular da Claro, "o que tem ajudado muito com o churn". Já no DTH, o problema tem a ver com a situação macroeconômica e como isso impacta o consumidor de baixa renda. "Temos de ter muito cuidado porque não queremos gastar dinheiro com aquisições (de usuários), porque o povo pega (o produto) e fica com ele uns quatro meses", explica. "O mais importante é que, com a recuperação na economia do Brasil, vai ter mais ganho", prevê.

Há o reconhecimento de que é necessária uma mudança na abordagem da tecnologia no País. "Precisamos ter decisão estratégica nisso (no DTH), por isso estamos mudando e colocamos uma nova pessoa em liderança no Brasil", declara. Hajj está se referindo a Agrício Silva Neto, que deixou a vice-presidência de marketing da Sky para ser CEO da unidade de DTH da Claro em janeiro, reportando-se diretamente ao presidente José Félix. A própria área da Claro TV, antes vinculada a negócios fixos, está independente dos demais serviços fixos na empresa desde novembro.

O diretor do negócio fixo da América Móvil, Oscar Von Hauske Solís, destaca ainda que houve queda de 26% na telefonia de longa distância, o que também acabou afetando o negócio fixo. "A voz local também caiu, porque as pessoas estão usando diferentes coisas como o WhatsApp, há uma evolução", declara. Solís se mostra também otimista em relação a 2018. "A recuperação da economia vai levar a um diferente resultado em fixo e em TV", diz.

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Rogério Pires disse:

    Tinha um Combo da Algar Telecom (DTH + Internet VDSL + Fixo), acabei mudando para a NET, pela questão da tecnologia. O DTH é muito instável, no interior do Brasil com certeza é uma boa opção, mas em cidades grandes e médias atendidas pelo cabo, a qualidade é infinitamente melhor… tanto a TV da NET como a Internet via Cabo, onde tenho 60M. Muito satisfeito!

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top