Telcomp critica projetos de leis estaduais e municipais que "desrespeitam" a LGT

Nesta quinta-feira, 14, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) divulgou comunicado criticando projetos de leis estaduais e municipais com tentativas de interferências na Lei Geral de Telecomunicações (LGT). A entidade cita recente tentativa da Assembleia de São Paulo de passar uma Lei que pedia a obrigação de cadastro para todos os consumidores paulistas que adquirissem aparelhos ou SIMcards, fossem pré ou pós-pagos.

O Projeto de Lei nº 416/2015, de autoria do deputado Cezinha de Madureira (DEM), foi vetado pelo governador de São Paulo, Gerald Alckmin. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 9 de janeiro, definiu a proposta como inconstitucional, justificando que tal decisão apresenta "descompasso" com a esfera federal.

A Telcomp considerou que o veto "corrige distorção criada pela Assembleia" e que o argumento foi "um importantíssimo avanço no atendimento ao pacto federativo, que divide competências entre união, estados e municípios, e tem sido tão desrespeitado por várias assembleias e câmaras quando o assunto é telecom". Destaca ainda que LGT dá à Anatel o papel de regular o setor, "inclusive nos aspectos relativos às relações de consumo".

Notícias relacionadas

A entidade destaca que o veto, no contexto de discussão de revisão do quadro regulatório, revela que "finalmente há entendimento de que o setor precisa ser regido de forma centralizada" no País. Declara também que avanços como a Lei de Antenas podem se perder "entre emaranhado de projetos de leis" sem a coordenação entre todas as esferas e o Governo. "É evidente que estados e municípios têm competência para legislar sobre uma série de matérias que afetam diretamente o setor das telecomunicações (como tributos), mas não podem acabar criando obstáculos ao invadir o espaço reservado às normas federais, que inclusive foram publicadas e estão em vigor", diz o comunicado da Telcomp.

A justificativa do PL nº 416/2015 vetado pelo governo paulista era de que uma pessoa não identificada poderia utilizar uma linha móvel para realizar "diversos crimes" por meio de ligações e mensagens de texto. Na proposta, o cadastramento deveria conter nome completo do consumidor, CPF, RG, endereço residencial e "demais dados que a concessionária, revendedor ou ponto de venda entender necessários", prevendo multa de até R$ 500 por infração caso o estabelecimento não enviasse os dados. As informações deveriam ser enviadas aos prestadores de serviços de telecom em até 48 horas e esse banco de dados poderia ser acessado de forma imediata pela polícia em investigações, inclusive sem ordem judicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!