Indonésia é primeiro país com rede EV-DO Rev B comercial

A Indonésia é o primeiro país no mundo a ter uma rede de telefonia celular em operação com a tecnologia EV-DO Rev B, estágio mais avançado do padrão CDMA, desenvolvido pela Qualcomm. A rede por enquanto cobre apenas a cidade de Denpasar, capital da província de Bali, e é operada pela Smart Telecom. Outras grandes cidades do país serão cobertas até o fim do ano. Foram usados equipamentos da ZTE e da Qualcomm para a construção da rede. Nessa primeira fase as velocidades de download e de upload podem alcançar até 9,3 e 5,4 Mbps, respectivamente. A Smart pretende ampliar a velocidade de download para 14,7 Mbps no futuro com um upgrade de software.
Inicialmente, a rede EV-DO Rev B será usada apenas para acesso à internet móvel, através da venda de mini-modens. Telefones habilitados para o uso dessa rede devem surgir apenas no fim do ano, depois que outras operadoras no mundo adotarem a mesma tecnologia, prevê o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). A Smart está oferecendo o mini-modem de graça para usuários que assinarem um plano com 12 meses de vigência. A mensalidade para acesso ilimitado é de US$ 45.
Outras duas grandes operadoras já anunciaram a intenção de migrar para EV-DO Rev B: a japonesa KDDI e a chinesa China Telecom. Algumas tradicionais operadoras CDMA, como a norte-americana Verizon Wireless, preferiram migrar para o LTE. Na Indonésia, como não haverá espectro para LTE tão cedo, a Smart optou por seguir o caminho evolutivo do padrão CDMA. A Indonésia é o terceiro país com maior população no mundo e ostenta atualmente uma das mais rápidas taxas de crescimento de penetração em telefonia celular, ressalta Rethink.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!