Claro vai testar convivência do LTE com TV digital em Rio Verde

Ainda sem uma definição do cronograma de entrega da faixa de 700 MHz, as teles começam a se preparar para oferta do serviço de banda larga móvel na frequência. A Claro saiu na frente e começará a testar o LTE na banda que adquiriu no leilão ainda este ano, no município goiano de Rio Verde, onde está sendo feito o projeto-piloto de desligamento do sinal analógico da TV aberta, que está previsto para o dia 29 próximo, até segunda ordem.

Por enquanto, o serviço será prestado em caráter experimental, sem exclusividade e gratuitamente, pelo período de um ano, conforme autorização expedida pela Anatel. Esse tempo seria o necessário para que, ao final, o serviço pudesse ser ofertado comercialmente. Isto porque, pelo edital do leilão da faixa de 700 MHz, o espectro seria liberado para as teles 12 meses após o switch-off em cada cidade.

No entanto, as prestadoras convivem agora com a possibilidade de alteração do cronograma de desligamento. Ainda não há uma definição sobre isso, porém, no entendimento das teles, diante do quadro atual, os testes de convivência entre os serviços se tornaram mais necessários.

Notícias relacionadas

No caso da Claro, a operadora informa que os experimentos na faixa de 700 MHz, em Rio Verde (GO), servirão como um teste de convivência do LTE com a TV digital, mas também são uma oportunidade para a empresa avaliar sua performance com as tecnologias 4G e 4,5G.

A Claro é a primeira operadora a realizar projetos piloto para operar com o 4,5G no Brasil, que acontecem, a partir deste mês, em Anápolis (GO).  "Com ela, é possível alcançar velocidade média 30% superior a do 4G e velocidades instantâneas acima de 200 Mbps", disse a operadora, em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!