"Estamos entrando na era da conectividade inteligente", diz diretor geral da GSMA

(Publicado originalmente por Mobile Time)  A indústria móvel está entrando em uma nova era marcada pelo que o diretor geral da GSMA, Mats Granryd, chama de "conectividade inteligente", que consiste na combinação do 5G com big data e inteligência artificial.

"O 5G vai trazer uma nova forma de se comunicar e de consumir conteúdo, com velocidades 100 vezes maiores que o 4G e baixíssima latência. Será quase como ter sua fibra óptica própria onde você estiver", comparou Granryd, em encontro com a imprensa latino-americana durante o Mobile World Congress Americas, realizado em Los Angeles, EUA, nesta quinta-feira, 13. "A combinação do 5G com big data e inteligência artificial é a chave para o futuro. Será uma maneira completamente nova de fazer negócios", completou.

Nesta nova era de conectividade inteligente, as operadoras vão prover a conectividade com o 5G, mas quem vai trazer a inteligência? As próprias teles ou empresas over the top? "Veremos um interesse crescente das operadoras em analisarem dados e criarem serviços com inteligência artificial. É uma das nossas ambições. Mas não será fácil", respondeu o executivo.

Notícias relacionadas

Conteúdo local

Outro desafio da indústria móvel é que cerca de metade da população mundial ainda não acessa a internet pelo celular. Embora a falta de cobertura de rede 3G ou 4G seja uma das razões, sua importância é relativamente pequena, pois apenas 10% da população vive em áreas sem cobertura. O preço dos aparelhos e dos planos de dados é outra razão, assim como a dificuldade no manuseio da tecnologia. Mas o principal motivo, afirma Granryd, é a falta de conteúdo e de serviços relevantes. De acordo com executivo, há uma parcela significativa do público que tem dinheiro e conhecimento para usar um smartphone, vive em uma área com cobertura de rede móvel, mas não acessa a Internet pelo celular porque não vê necessidade. "Falta conteúdo local relevante", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!