Na contra-mão do mercado, TIM admite que pode operar apenas como um "cano"

Nesta terça-feira, 13, o presidente da TIM, Luca Luciani, declarou que a estratégia da operadora no Brasil é a de ser uma provedora de conectividade. “Não é nosso negócio ir para conteúdo, nosso negócio é oferecer boa conexão, seja via fibra, Wi-Fi ou o que for”, diz.

Notícias relacionadas
Um dia após a presidenta Dilma Rousseff ter aprovado a nova regulamentação da televisão por assinatura, Luciani afirmou que a empresa não pretende adquirir licenças de TV paga e, sim, fazer parcerias com provedores de conteúdo. “Nosso objetivo é fornecer acesso a quem deseja acessar vídeos sob demanda ou conteúdos over-the-top (OTT). O IPTV seria um serviço free, oferecido por meio de parcerias com provedores OTT”, pontuou.

A declaração do principal executivo da TIM surpreende por contrastar com o posicionamento de alguns dos principais concorrentes do País, como a Oi, Vivo/Telefônica e Claro/Net/Embratel, que não querem ser meros “canos” (ou ‘pipes’,  em inglês) e investem na consolidação e integração de suas operações fixas, móveis e de TV por assinatura além de serviços adicionais. “Cada um tem sua estratégia. Não seria tão emocionante se todos seguissem o mesmo caminho”, ironizou Luciani.

AES Atimus

Sobre a aquisição da malha óptica de 5,5 mil km da AES Atimus em julho passado, por US$ 1,6 bilhão, Luciani negou qualquer interesse da TIM em ampliar a capilaridade para prover também conteúdo ao assinante. “A ideia é somente oferecer banda larga de até 100 Mbps no segmento residencial e de 1 Gbps no corporativo”, revelou. A rede também será usada no projeto implantação de hotspots Wi-Fi em áreas de grande concentração. Serviços de vídeo viriam em parcerias, diz.

A rede urbana da Atimus chega com fibra até meio milhão de clientes corporativos e 8 milhões de residências em 21 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, áreas que representam 27% do PIB nacional e somam R$ 30 bilhões do mercado de telecomunicações no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!