Chip híbrido CDMA/GSM deve chegar ao Brasil

A Qualcomm está apostando algumas fichas no desenvolvimento de chips para celulares de baixo custo mas com capacidade para serviços que até então só eram acessíveis em plataformas mais robustas.
A novidade será o chip 6125, que promete trazer alguns serviços multimídia a aparelhos básicos. Outra grande aposta da fabricante norte-americana é no chip 6300, que permite a um handset CDMA ter acesso a uma rede GSM. Esse chip deve estar disponível aos fabricantes que comercializam aparelhos no Brasil em breve.

Estratégia

Notícias relacionadas

Segundo Luiz Avelar, vice-presidente de desenvolvimento da Vivo, a operadora realmente tem interesse em ter roaming com redes GSM, sobretudo para resolver o problema dos viajantes que vão à Europa. "São poucos, mas que têm muito dinheiro". Ele detalha: hoje, 2% dos clientes Vivo vão ao exterior. Destes, 70% vão aos EUA, onde o roaming não é um problema. Outros 15% vão à Argentina e o restante aos outros países, como os europeus, onde não há rede CDMA.
Ele confirma que está negociando a adoção do chip híbrido CDMA/GSM, e reconhece que a tecnologia poderia resolver o problema de cobertura da Vivo em Minas Gerais. "Mas esse não é um problema tão grande nem esse chip é a única solução. Ainda apostamos no uso da faixa de 1,9 GHz", diz, lembrando que a licitação das faixas só depende da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!