Representantes de Estados admitem alíquota mínima

Representantes do setor de telecomunicações e informática, da Anatel e do Congresso, decidiram negociar com o deputado Virgílio Guimarães (PT/MG), relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária, a mudança no texto da definição da alíquota menor de ICMS, de maneira que possa ser incluída a cesta de serviços de telecomunicações. A decisão foi um dos resultados da reunião realizada nesta quarta, 13, na sede da agência em Brasília para discutir a elaboração de proposta conjunta para desonerar o setor de impostos no texto final da PEC. Em seu segundo dia de gestões, o grupo contou também com a participação de representantes das secretarias de Fazenda do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
O secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Mário Tinoco da Silva, e os representantes das secretarias de Fazenda de Minas Gerais, Antônio Eduardo Leite Jr., e de São Paulo, Alfredo Portinari Maranca, concordaram com a proposta em relação ao ICMS. Outro ponto de consenso foi a diminuição do prazo de transição de seis para cinco anos para que os estados se adaptem à alíquota máxima de 25% de ICMS. A proposta é que durante três anos se possa praticar o limite máximo de até cinco pontos percentuais acima dos 25% e que a redução para o piso se dê em dois anos, e não em três como prevê o texto de Virgílio Guimarães.
Como medida preventiva, ficou combinado que estados que praticam alíquotas de 25% se comprometam a não aumentá-la para garantir uma receita maior durante os anos de transição. Há o temor de que alguns estados possam elevar para 35% o ICMS, já que a partir da aprovação da reforma tributária ficam proibidas alíquotas acima de 25%. Ao aplicarem o aumento, os estados poderão garantir uma arrecadação de ICMS de 30% (cinco pontos percentuais acima do piso de 25%) nos próximos seis anos, que é o período de transição previsto até agora.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!