Serviços de informação e comunicação registram queda de 1,4% em maio

O setor de serviços de informação e comunicação teve uma redução de 1,4% no mês de maio em comparação com abril. A informação faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira, 13, o segmento telecomunicações teve recuo de 4,6%. No entanto, Tecnologia da Informação teve avanço de 5,9%, serviços audiovisuais mantiveram-se em nível estável (0%) e o segmento de TIC reduziu em 1,6% no período.

Nos últimos 12 meses, até maio, a queda dos serviços de informação e comunicação foi de 2,5%, influenciado pelos serviços de telecomunicações, que recuaram 4,7 %, e de audiovisual, que caiu 6%. Serviços de TIC também tiveram desempenho negativo de 1,8% . Já os serviços de TI tiveram um avanço de 3,2%.

No acumulado do ano (entre janeiro e maio), os serviços de informação e comunicação também tiveram desempenho negativo em 2,7%. O segmento de telecomunicações teve um recuo de 5,4%. O segmento de TIC  caiu 2,6%, enquanto TI teve avanço de 4,3% no período.

Notícias relacionadas

No resultado geral, o volume de serviços no país teve retração de 3,8% em comparação com abril. De acordo com o IBGE, foi o pior resultado da série histórica, que teve início em janeiro de 2011. O resultado, na avaliação do instituto ainda foi influenciado pela greve dos caminhoneiros, que ocorreu no final de maio. Na comparação com maio de 2017 o recuo também ficou em 3,8%. No acumulado do ano, a queda foi de 1,3%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!