Automatização no exercício do direito é inevitável, dizem especialistas

(Matéria originalmente publicada por Mobile Time) Há duas semanas, a OAB anunciou a instauração de uma comissão para analisar o uso de bots e de inteligência artificial no exercício do direito. A motivação é um receio quanto à "industrialização" do direito, que poderia ferir o código de ética dos advogados. Especialistas entrevistados por Mobile Time não têm dúvidas: essa automatização é inevitável, mas é bem-vinda.

"Lemos noticias sobre como a inteligência artificial vai substituir diversos trabalhos, inclusive o de advogado. Esse tipo de notícia gera alarde grande e dá uma perspectiva errada sobre inteligência artificial", comenta Eduardo Magrani, advogado e pesquisador do ITS-Rio. E complementa: "Não temos como controlar a onda de inteligência artificial. Logo, temos que parar de olhar pelo prisma da rivalidade homem/máquina e sim do aumento da demanda e do ganho de eficiência dos advogados".

O professor da FGV e especialista em tecnologia e inovação Arthur Igreja acredita que as tarefas mais simples e repetitivas dos advogados serão invariavelmente substituídas por robôs. "Não se trata de não usar bots, mas entender aonde cabe usá-los. As tarefas monótonas e repetitivas serão delegadas para um software. É como um engenheiro que antes calculava na mão e agora usa uma calculadora", compara Igreja.

Notícias relacionadas

Ou seja, a automatização trará mais eficiência para o trabalho do advogado, que poderá dedicar seu tempo a trabalhos mais intelectuais e estratégicos. É esperado que a automatização seja aplicada também do lado dos juizes, para desafogar os tribunais.

Mas, claro, é preciso que sejam estabelecidos limites, e é isso que a comissão da OAB procura. Por exemplo, sempre será necessário haver um advogado responsável por uma ação. Tal responsabilidade não poderá ser repassada para um robô.

"Embora seja difícil defini-los, é importante que haja limites. É da natureza do ser humano: a gente anseia por liberdade, mas quer que alguém nos proteja", conclui Igreja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!