Cai desempenho da banda larga brasileira em ranking da Netflix em abril

Foto: pixabay.com

A velocidade média da banda larga fixa de praticamente todas as operadoras no Brasil caiu em abril em relação a março, segundo ranking da Netflix, que mede o desempenho da conexão em relação a seus servidores. Porém, a tecnologia da fibra até a residência (FTTH) continua se mostrando a que apresenta os maiores resultados. A velocidade média da banda larga brasileira conectada aos servidores da companhia de OTT em abril era de 2,96 Mbps, contra 3,06 Mbps em março, interrompendo três meses de crescimento com uma redução de 3,27%.

O efeito de queda também foi registrado em outros países em abril. Na Argentina, a velocidade média saiu de 3,37 Mbps em março para 3,26 Mbps em abril. Nos Estados Unidos, saiu de 4,32 Mbps para 4,19 Mbps.  

Vale ressaltar que a metodologia da Netflix considera apenas a velocidade em relação às redes de distribuição de conteúdo (CDNs) da empresa. A própria OTT ressalta em sua página: "A velocidade indicada no Índice de velocidade de conexão Netflix não é uma medição do desempenho máximo nem da capacidade máxima de um provedor de Internet."

Notícias relacionadas

Operadoras brasileiras

A Oi apareceu pelo terceiro mês consecutivo como líder, especificamente no caso do serviço via FTTH, com velocidade média de 3,88 Mbps, contra 4,02 Mbps no mês anterior.  Em comunicado nesta segunda-feira, 13, a operadora ressaltou que ampliou 375% em 12 meses o número de clientes com fibra, chegando a 145 mil contratos em março. A companhia conta com 1,657 milhão de homes passed, avanço de 241%, em 50 municípios. A expectativa da empresa é encerrar o ano com 3,6 milhões. 

Em segundo na lista da Netflix veio a Algar Fibra, com 3,53 Mbps (3,63 Mbps em março). A TIM Live passou a mostrar o resultado segregado nas ofertas "Ultrafibra" (FTTH), com 3,36 Mbps e a terceira posição no ranking; e "Ultra" (que utiliza FTTc), com 3,17 Mbps e a sexta posição. Em março, a TIM Live apresentava um indicador só, com média de 3,35 Mbps. 

Dentre as cinco mais bem colocadas, a Net é a única que não oferece fibra. Por meio do cabo coaxial, a companhia obteve a quarta colocação com 3,29 Mbps de velocidade média no ranking, ficando à frente da Vivo Fibra, que teve 3,19 Mbps. Em ambos os casos, também houve redução: em março, a Net tinha 3,41 Mbps e a Vivo, 3,29 Mbps.

Ofertas de cabo e xDSL ficaram com os três últimos lugares. A Algar teve 2,76 Mbps e ficou em sétimo lugar, abaixo dos 2,83 Mbps de março. A Vivo, saiu de 2,70 Mbps para 2,61 Mbps e ficou com a oitava posição. E a Oi caiu de 2,47 Mbps para 2,38 Mbps. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!