OUTROS DESTAQUES
Estratégia
TIM reformula portfólio com foco na expansão do FTTH e parcerias
sexta-feira, 13 de Abril de 2018 , 11h58

[Atualizada às 15h20 com tabela corrigida] A TIM está voltando a focar na banda larga fixa com apresentação de nova estratégia em linha com recentes anúncios da companhia. A empresa anunciou nesta sexta-feira, 13, o lançamento oficial de sua oferta de fibra até a residência (FTTH) de até 2 Gbps, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de novo portfólio de produtos com fibra até o gabinete (FTTc) e ofertas de parcerias com serviços over-the-top (OTT) de vídeo. Nesse último caso, a TIM Live fez acordos com a Cartoon Network, Esporte Interativo e Fox, canais normalmente atrelados à TV por assinatura tradicional, e com a plataforma de vídeo on-demand Looke.

De acordo com o diretor da unidade residencial e PMEs da TIM, Fabiano Ferreira, a oferta de FTTH já estava em soft-launch desde outubro, mas agora será disponibilizada na área de cobertura com quase 200 mil domicílios em 17 bairros cariocas e paulistanos. A operadora tem intenção de incluir mais dez novas cidades no País, saindo do Sudeste e passando incluir "outras três regiões" com a fibra. Até o final do ano, será "praticamente" uma nova cidade lançada por mês – a tele seleciona o município onde considera já haver competição, mas não necessariamente com o mesmo foco em infraestrutura ótica.

A expansão acontece em um momento que a companhia revisa processos e contratos, escolhendo novos fornecedores de instalação, manutenção, atendimento e disponibilização de equipamentos de fibra. "Foi revisão completa para que a gente tenha um produto e proposta de valor bem relevante em um mercado que tem tudo para crescer cada vez mais rápido", afirma Ferreira. Um dos novos parceiros é a Sagecom, que fornecerá modems mais modernos para a fibra. "Não poupamos esforços, nenhum recurso financeiro, para ter o que há de melhor para o cliente para entregar serviço de qualidade, conteúdo e relevância."

Com isso, a empresa também passa a oferecer a velocidade de 2 Gbps no FTTH (que ainda conta com planos de 100 Mbps, 150 Mbps, 300 Mbps, 500 Mbps e 1 Gbps). "A gente pode oferecer comercialmente em escala, então temos a maior velocidade de download do mercado", atesta o diretor da área residencial da TIM.

Dentro dessa estratégia, a empresa busca incluir serviços adicionais aos clientes com o lançamento do Power Wi-Fi, que estará disponível para toda base da TIM Live. Trata-se de serviço para instalar um extensor da rede interna do usuário, acrescentando outro ponto de acesso Wi-Fi que será conectado por cabo ethernet – ou seja, não é um reforçador de sinal, mas sim um novo roteador para ampliar a rede. A instalação é feita pelos técnicos da operadora. "Sabemos que é mais um equipamento na casa do cliente, tem serviço de comodato, mas a gente entende que, se é para resolver de verdade uma dor de cabeça que o cliente tem hoje (o sinal Wi-Fi), entendemos que essa é a melhor forma no momento", declara Fabiano Ferreira. A empresa deverá continuar estudando novas alternativas, contudo.

OTT e SVAs

"A gente sabe como está o serviço de TV por assinatura, o consumidor tem cada vez menos interesse, e a gente decidiu nessa linha de parceria entregar conteúdos relevantes", justifica Fabiano Ferreira. Por conta disso, estabeleceu acordos com as OTTs para cobrir o conteúdo de entretenimento (séries, filmes e infantil), além de esportes. Isso significa que os serviços da Cartoon Network, Esporte Interativo, Fox e Looke poderão ser tarifados na conta do cliente, caso o plano assinado com a TIM já não dê direito à assinatura gratuita. É o mesmo procedimento que a empresa já adota com a Netflix. "Com a HBO estamos conversando, esperamos futuramente oferecer", diz, indicando a preparação para possíveis cord-cutters da TV por assinatura tradicional.

Além das plataformas de vídeo, a TIM reforça os próprios SVAs no portfólio de banda larga fixa, com os serviços de assinatura de revistas Banca Virtual; a educacional TIM Live Ensina; e a família de pacotes Protect com Segurança, Backup, Filhos e Wi-Fi. A empresa também oferece o serviço de VoIP TIM Fone.

Confira abaixo a tabela de preços de acordo com serviços, tecnologias e velocidades do novo portfólio da TIM Live:

 

COMENTÁRIOS

2 Comentários

  1. Paulo Alves disse:

    Uma pena que a TIM dar as costas totalmente para região metropolitana do RJ (Niterói e São Gonçalo). Aqui só tem a VIVO com rede antiga da GVT VDSL limitado e a NET com combos caríssimos.

  2. Marco Assumpção disse:

    A tecnologia FTTH, com triple play, realmente é um grande passo da TIM. Ainda mais com esse conceito de entrega de conteúdos relevantes, o que, no meu entendimento, deve reduzir bastante o preço das TV's por assinatura.
    Só nos resta esperar por boas e rápidas parcerias.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top