Estudo aponta Brasil como fraco consumidor de tecnologia

Estudo desenvolvido pela consultoria espanhola Everis sobre o mercado latino-americano de TIC (Tecnologia da Informação e Telecomunicações) referente ao terceiro trimestre de 2007 aponta o Brasil como o país com o pior Indicador da Sociedade de Informação (ISI) com 4,24 pontos, atrás do Chile (5,78), Argentina (4,79), México (4,61) e Colômbia (4,32). O índice vai de 1 a dez onde 6,5 é considerado sub ótimo e 9,23 ótimo.
Para chegar a esse índice a consultoria leva em conta dois parâmetros: as tecnologias da informação e comunicações, e o ambiente da sociedade de informação. No primeiro parâmetro são analisados o número de telefones móveis em funcionamento para cada 1 mil habitantes, número de computadores por mil, número de servidores, número de usuários de internet e gasto com TIC por habitante expressado em dólares internacionais. Além dos indicadores tecnológicos a metodologia também contabiliza o entorno econômico (PIB, variação do IPC, etc), institucional (risco país), social (taxa de ocupação da população) e infra-estrutura (consumo de eletricidade por habitante e eficiência energética). O estudo aponta também mudanças no cenário brasileiro de TIC. O crescimento anual é de 8,4%, o mais significativo dos últimos cinco trimestres e o maior entre os países da América Latina. As variáveis que contribuíram para esse resultado, segundo Teodoro López, diretor da Everis, são o crescimento do número de usuários de internet, com aumento de 25,8%, e a expansão do número de celulares por habitante, com aumento de 17,5% no ano.
De acordo com o estudo, o Brasil vai encabeçar um aumento de gasto em tecnologia da informação e telecomunicações por pessoa pouco maior de 28% nos próximos trimestres, embora a expectativa da consultoria seja que o País continue com os menores resultados entre as regiões estudadas.

Notícias relacionadas
A Everis tem clientes como a Telefônica, Banco Santander, Embratel e Oi. Para as duas últimas a empresa foi contratada como consultora na área de portabilidade numérica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!